Fazendo valer o seu histórico irretocável em estreias na Copa do Mundo, o Brasil debutou com triunfo expressivo pelo placar de 4 a 0, nesta segunda-feira (24), em Adelaide, diante do Panamá, e assumiu a liderança do Grupo F. Os tentos do escrete nacional foram anotados por Ary Borges (hat-trick) e Bia Zaneratto.
PRÓXIMO COMPROMISSO
Depois do triunfo na estreia, o Brasil volta a campo no sábado (29), às 7h (de Brasília), diante da França, em duelo que pode representar a classificação do escrete nacional. No mesmo dia, às 9h30, a Jamaica encara o Panamá.
MARTA ACIONADA
Maior artilheira do Brasil em Copas, a Rainha Marta foi acionada aos 30 minutos da segunda etapa, bastante ovacionada na vaga de Ary Borges, também muito festejada, após anotar o primeiro hat-trick do Mundial. Apesar da expectativa em torno do gol da camisa 10, o que a colocaria como a primeira atleta a marcar em seis Copas consecutivas, o tento ficou para a próxima.
Reprodução – Thaís Magalhães – CBF
OS GOLS
Impondo um ritmo incisivo desde o apito inicial, o Brasil criou jogadas de perigo, trabalhando principalmente pelo lado esquerdo. Aos 17 minutos, Debinha cobrou falta levando grande perigo contra a meta da goleira Bailey, e o primeiro tento viria dois minutos depois.
Aos 19 minutos, Debinha recebeu bola na esquerda, se aproximou da linha de fundo e levantou com capricho. Infiltrando entre a defesa, a Ary Borges apareceu solta e cabeceou para inaugurar o marcador.
Aos 30 minutos, depois de boa troca de passes, Bia acabou recebendo e adiantando demais, sendo travada pela defensiva panamenha. Cinco minutos mais tarde, Luana bateu com perigo da entrada da área, e a goleira adversária fez excelente defesa da goleira Bailey.
Antes do 40 minutos, o ímpeto ofensivo das meninas brasileiras seguia forte, e após boa trama, Ary cabeceou para boa defesa de Bailey, e o no rebote a atacante não perdoou, fazendo o segundo, sétimo dela com a camisa do Brasil.
Logo aos 2 minutos da etapa complementar, Tamires lançou para Debinha na esquerda, que tabelou com Adriana e levantou na área, Ary Borges recebeu e deu passe para Bia Zaneratto soltar a bomba e ampliar para o Brasil.
E o que era bom, ficou ainda melhor e um passeio do escrete canarinho. Geysa fez cruzamento na esquerda, e Ary Borges lá estava entre a defesa do Panamá e, mais uma vez de cabeça, mandou para o fundo das redes: 4 a 0.
FICHA DE JOGO: Brasil x Panamá
Data e horário: segunda-feira, 24 de julho de 2023, às 8h (de Brasília)
Local: Hindmarsh Stadium, em Adelaide (AUS)
Transmissão: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV
Arbitragem: Cheryl Foster (árbitra); Michelle O’Neill e Franca Overtoom (auxiliares); Iuliana Elena Demetrescu (quarta árbitra)
Motivo: Copa do Mundo Feminina – 1ª rodada – Grupo F