O Santos está tentando negociar uma maneira de manter o atacante Soteldo na equipe. O Peixe vinha tentando prorrogar o contrato de empréstimo, que encerra em julho deste ano, mas não teve sucesso na negociação. O Tigres, que detém os direitos econômicos do jogador, optou por não renovar o contrato e agora aceita apenas vendê-lo, como já estava previsto no contrato.
Sendo assim, o Santos decidiu comprar em definitivo o jogador e deve adquirir 50% dos direitos econômicos do venezuelano por 4 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões). Ciente de seus problemas financeiros, o Peixe tenta negociar com o time mexicano um parcelamento desse valor.
No entanto, mesmo que o Tigres não aceite as parcelas, o presidente Andres Ruedas já decidiu que o atacante tem que permanecer na equipe. A informação foi divulgado pelo portal Uol, e confirmada pela TNT Sports. Em abril, Ruedas já tinha falado sobre o assunto.
“O Soteldo já tem certa importância, pode mudar o patamar do time. A nossa vontade é que ele fique. Está emprestado, temos a opção de compra, e o mais importante, dentro do que a gente pode pagar. O Santos sempre está ligado em nomes de peso, mas não vamos cometer erros do passado. Tem que caber no nosso bolso, não vamos contratar sabendo que vamos ter dificuldade para honrar os pagamentos. Temos que ter responsabilidade financeira“, disse na época.
Titular absoluto e dono da camisa 10, Soteldo vem enfrentando problemas físicos desde que retornou e soma apenas 18 partidas desde que voltou para o Santos – ele deu quatro assistências e ainda não marcou nenhum gol. Na primeira passagem pela equipe, que aconteceu entre 2019 e 2021, o venezuelano atuou em 105 partidas, marcando 20 gols.