Home Extracampo PSG: Christophe Galtier será julgado pelo tribunal de Nice em 15 de dezembro; saiba mais

PSG: Christophe Galtier será julgado pelo tribunal de Nice em 15 de dezembro; saiba mais

Treinador do clube francês pode ser punido pelos crimes de racismo e islamofobia e pode pegar até três anos de prisão; entenda

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nessa sexta-feira, o mundo do futebol europeu foi pego de surpresa com a notícia de que o atual técnico do PSG, Christophe Galtier, havia sido detido pela polícia francesa devido às acusações de racismo e islamofobia. Ele já vinha sendo investigado pelas autoridades, que haviam feito buscas no Nice, ex-clube do treinador e entrevistado diversos jogadores e personagens relevantes para o caso.

PUBLICIDADE

O promotor público da cidade de Nice, Xavier Bonhomme, anunciou para a imprensa que ele será julgado pela justiça francesa no dia 15 de dezembro de 2023. Ele ainda acrescenta que Christophe Galtier será julgado pelos crimes de “assédio moral e discriminação em razão da pertença ou não, real ou suposta, a uma etnia, nação, suposta raça ou determinada religião”.

As principais bases para a acusação foram reveladas pelo ex-diretor de futebol do Nice, Julien Fournier, que trabalhou com o técnico quando ele estava no clube. Um e-mail contendo essas informações foi vazado há alguns meses.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o filho do técnico John Valovic Galtier, que também havia sido detido para interrogatório no caso, foi libertado e não será encaminhado para a justiça francesa.

Galtier pode pegar pena de 3 anos de prisão

Segundo informações trazidas pelo próprio promotor público de Nice, a pena máxima que pode ser aplicada a Christophe Galtier é de 3 anos de prisão e multa de 45 mil euros.

Lembrando que a acusação deve piorar ainda mais a situação do técnico no PSG. Sua demissão vem sendo adiantada pela imprensa europeia e pelo jornalista Fabrizio Romano, especialista em transferências que adianta que Luis Enrique deve ser anunciado como novo treinador do clube francês.

Better Collective