Não foi fácil! O Palmeiras foi para o intervalo com desvantagem de 2 a 0, mas com gols de Gustavo Gómez, Piquerez, Artur e Endrick bateu de virada o Barcelona-EQU (4 a 2) na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, e se garantiu nas oitavas de final da Copa Libertadores com uma rodada de antecedência.
Com o resultado, o Palmeiras permaneceu na liderança do Grupo C, com 12 pontos ganhos, mesma pontuação do Bolívar, que leva a vantagem no saldo de gols. Os dois times estão classificados ao mata-mata. Já o Barcelona seguiu em terceiro, com três, está eliminado e na última rodada brigará por vaga nos playoffs para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Barcelona-EQU aproveita erros para abrir vantagem no primeiro tempo
O Palmeiras iniciou o jogo comandando as ações ofensivas. Rony chegou a balançar as redes aos 19 minutos após assistência de Raphael Veiga, porém, o VAR apontou o impedimento do atacante e o gol foi invalidado pelo árbitro.
Na reta final da primeira etapa, o Barcelona-EQU cresceu de produção e passou a incomodar no ataque. Aos 32, Zé Rafael errou passe curto e viu os equatorianos puxarem contra-ataque. Corozo deu passe para Fydriszewski, que mandou chute de primeira sem chances de defesa para Weverton.
O Palmeiras pressionou em busca do empate. Aos 34, Raphael Veiga, de cabeça, carimbou o travessão.
O castigo veio três minutos depois. Mayke afastou mal a bola. Ortiz a ajeitou no peito e cruzou na medida para Fydriszewski ampliar o placar para 2 a 0.
Antes do intervalo, o Palmeiras tentou descontar e perdeu boa chance com Artur, que recebeu cruzamento de Dudu e chutou por cima do gol.
Segundo tempo eletrizante; Palmeiras busca a virada
O Palmeiras voltou para o segundo tempo mais agressivo e mais atento, cometendo menos erros de passe. Com um minuto, Raphael Veiga bateu escanteio, Gustavo Gómez subiu no segundo andar e testou para o gol.
Dois minutos depois, o Barcelona quase ampliou. Damián Diaz, livre de marcação, disparou chute de fora da área no travessão.
O jogo era lá e cá. Na jogada seguinte foi a vez de Artur carimbar o travessão em finalização com o pé direito.
O Verdão conseguiu o empate aos 12. Dudu cruzou da esquerda, Rony ajeitou de peito e Piquerez acertou chute preciso sem chances de defesa para Victor Mendoza.
Empolgado, o time alviverde seguiu pressionando, desta vez em busca da virada. Aos 18, Dudu pedalou pela esquerda e deixou com Piquerez. O lateral cruzou, mas nem Artur e nem Flaco López conseguiram alcançar a bola.
Três minutos depois, Rony, de cabeça, mandou para fora após cruzamento de Artur.
A insistência do Palmeiras foi premiada aos 24. Piquerez cruzou, Rony cabeceou para grande defesa de Mendoza. Artur pegou rebote e empurrou para o gol decretando a virada.
O Barcelona não se limitou a ficar no campo de defesa e foi ao ataque em busca do empate. Aos 30, Weverton fez boa defesa em batida de Gaibor.
O Palmeiras liquidou a fatura aos 40. Raphael Veiga cobrou falta, Mendoza caçou borboleta, Flaco López cabeceou no travessão e Endrick, que acabara de entrar na partida, finalizou para o gol.
Próximos jogos de Palmeiras e Barcelona-EQU na Libertadores
O Palmeiras volta a campo no próximo dia 29, às 21h, novamente no Allianz Parque, contra o Bolívar-BOL, em jogo que vale a liderança da chave. Já o Barcelona-EQU encara o já eliminado Cerro Porteño, no Monumental Isidro Romero.