Nesta sexta-feira (23), foi confirmado o local onde será disputada a primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes da FIFA. Então, o Conselho da entidade aprovou, por unanimidade, os Estados Unidos como a sede da competição, que passará a ter 32 times a partir de 2025.
De acordo com o site oficial da FIFA, o processo de escolha da sede levou em consideração “os requisitos de infraestrutura e serviços, além de objetivos estratégicos mais amplos para o torneio”. Dessa forma, o próximo passo será as definições das datas, locais e calendário das partidas do novo campeonato.
“O Mundial de Clubes da FIFA 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite. E, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos serão os anfitriões ideais para dar início a este novo torneio global”, declarou o presidente da entidade, Gianni Infantino.
Então, o principal dirigente da FIFA complementou: “Com alguns dos principais clubes do mundo já qualificados, torcedores de todos os continentes trarão sua paixão e energia para os Estados Unidos daqui a dois anos, para este marco significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global”, concluiu. Aliás, em 2026, os Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo, juntamente com Canadá e México.
Mundial de Clubes da FIFA deverá ter sua última edição no modelo conhecido no fim do ano
O Mundial de Clubes da FIFA acontecerá no atual formato pela última vez em 2023. No último mês de março, a entidade anunciou que criará uma competição “tampão” para preencher a lacuna a partir do ano que vem. Desse modo, o torneio deverá ser similar ao modelo vigente desde 2005.
No mesmo evento, a FIFA confirmou o adiamento da entrega do processo de licitação dos países interessados em sediarem a Copa do Mundo de 2030. Assim, o regulamento será apresentado para aprovação na próxima reunião do Conselho da FIFA, que deverá ocorrer em setembro ou outubro. Dessa forma, a nomeação das sedes do Mundial que marcará o centenário da competição passará do terceiro para o último trimestre de 2024.