No último domingo (25), Luisa Stefani venceu o WTA 500 de Berlim, na Alemanha. Ao lado da francesa Caroline Garcia ela superou a dupla formada pelas tchecas Katerina Siniakova, número 1 do mundo na modalidade, e Marketa Vondrousova.
A brasileira teve um duelo complicado, de 1h40min, com uma vitória de virada por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/6 (10/8) e 10/4, inclusive salvando três match-points no segundo set.
Com o resultado Luisa Stefani subiu sete posições no ranking da WTA, saindo da 21ª posição e começando na 14ª colocação das duplas. Além disso, ela faturou um prêmio de US$ 789 mil (cerca de R$ 3,7 milhões).
Aos 25 anos, Luisa conquista seu oitavo título desse nível em sua carreira, o terceiro somente em 2023, em temporada em que ela venceu os torneios de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com a chinesa Shuai Zhang, e Adelaide, na Austrália, com a americana Taylor Towsend.
Mas essa foi sua primeira conquista deste nível no piso de grama. Em 2019 ela havia vencido o W100 de Ilkley, na Inglaterra, ao lado de Beatriz Haddad Maia, torneio da categoria ITF.
Desempenho na Alemanha
Luisa Stefani vem de uma recuperação, depois de ficar parada por uma temporada, onde chegou a ficar atrás das 700 melhores do ranking. Mas desde que voltou a competir ela já; venceu seis conquistas e o título de mistas do Australian Open ao lado do brasileiro Rafael Matos.
Mesmo com dificuldades na Alemanha, a tenista celebrou sua primeira conquista na grama.
“Muito feliz com o título aqui em Berlim. Ótima semana, jogo com emoção hoje, salvamos alguns match-points, um pouco de altos e baixos, mas no final terminamos firmes e fortes, o que foi o mais importante. Primeiro título WTA na grama, primeiro torneio no piso depois de muito tempo, então muito feliz de estar de volta. Agora seguimos em frente em Eastbourne e preparar para Wimbledon que está chegando. Ótimo começo e agora seguimos, obrigada pela torcida de todos”, comemorou.
Próximos compromissos da tenista
Nesta segunda-feira (26), Luisa Stefani inicia a disputa do WTA 500 em Eastbourne, última competição antes de disputar o Grand Slam de Wimbledon. Ela irá competir ao lado da chinesa Zhaoxuan Yang e na primeira rodada elas enfrentam as britânicas Harriet Dart e Heather Watson.