O Grêmio sonha com a contratação do atacante Yeferson Soteldo, do Santos. O clube paulista tem pouco dinheiro em caixa após a eliminação precoce na Copa do Brasil. O venezuelano, de 25 anos, tem contrato até o dia 30 de junho com o Peixe.
O Torcedores.com apurou que o Tigres, do México, não deseja o retorno do jogador. O camisa 10 teve passagem conturbada pelo clube e, por isso, a diretoria tenta negociá-lo. Além disso, ele está fora dos planos do Robert Siboldi para a próxima temporada.
Diante desse cenário, o Grêmio tenta a chegada do atleta por empréstimo. A diretoria tricolor já tem a informação de que o atacante também está na mira do Corinthians, conforme informou o Torcedores.com no último sábado (4).
Nesse momento, há extrema cautela por parte do Grêmio. O clube não deve comentar publicamente sobre o “Projeto Soteldo”. A diretoria não quer, por exempli, criar grande expectativa em sua torcida, que pode se frustrar com um eventual fracasso na negociação, considerada difícil.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Tigres não descarta totalmente a possibilidade de emprestar Yeferson Soteldo, mas prioriza a venda em definitivo do atacante. O clube mexicano quer 4 milhões de dólares (R$ 20 milhões, na cotação atual) para vender 50% dos direitos econômicos.
O ponta-esquerda foi adquirido junto ao Toronto FC, do Canadá, em dezembro de 2022, numa operação que não envolveu dinheiro. A negociação só foi concluída após o zagueiro Carlos Salcedo ser oferecido como contrapartida técnica ao clube que disputa a Major League Soccer (MLS).
A carreira de Yeferson Soteldo
Yeferson Soteldo atuou por Caracas FC e Zamora FC, ambos da Venezuela. Depois foi vendido ao Huachipato, do Chile, em 2017, por apenas 1,4 milhão de euros. Depois disso, ele se transferiu para a Universidad de Chile.
Em 2019, foi contratado pelo Santos a pedido do técnico Jorge Sampaoli. Desde então, se tornou alvo de clubes como Corinthians, Flamengo, Grêmio e Palmeiras no mercado da bola. O venezuelano ainda acumula passagens por Toronto FC, do Canadá e Tigres, do México.