Antes de mais nada, o Madureira Esporte Clube, time da primeira divisão do futebol carioca, continua a exportar jogadores para a Europa. Nesta sexta-feira, o Tricolor Suburbano confirmou a ida do zagueiro Marcelo Alves para o PFC Sochi, da Rússia.
O Torcedores.com apurou que ele ficará emprestado ao clube europeu até junho de 2024. Além disso, o acordo inclui a opção de compra de 100% dos direitos econômicos do jogador por 1,5 milhão de dólares (R$ 7,2 milhões, na cotação atual).
Na última temporada, por exemplo, Marcelo Alves defendeu o Tondela, de Portugal. Apesar de suas boas atuações com a camisa auriverde, a diretoria do clube decidiu não exercer a opção de compra.
Com dificuldades financeiras, o presidente Guilherme Neves Coimbra optou por liberar o jogador brasileiro. Com isso, o técnico Tozé Marreco, que esperava contar com Marcelo Alves, terá que buscar um substituto no mercado.
Ainda segundo apurou a reportagem, Marcelo Alves recebeu propostas de clubes de elite do futebol português nos últimos dias. No entanto, os valores oferecidos ficaram abaixo das expectativas. Por isso, o jogador de 25 anos optou pela transferência para o PFC Sochi.
A contínua exportação de jogadores do Madureira para clubes europeus destaca a qualidade dos talentos desenvolvidos pelo clube. O caso de Marcelo Alves mostra como a equipe é capaz de formar atletas promissores e prepará-los para o mercado internacional.
A carreira de Marcelo Alves
Marcelo Alves iniciou sua trajetória no futsal do Madureira e migrou para o futebol de campo em 2014. Seis anos depois, ele se destacou no Campeonato Carioca. Suas boas atuações com a camisa tricolor chamaram a atenção do Vasco da Gama, que o contratou.
Em 2020, ele disputou 16 partidas pelo Vasco e fez parte do elenco que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em seguida, atuou pelo Vitória-BA e Tondela, em Portugal.