O ex-jogador Zinho, atualmente comentarista da ESPN, se tornou ídolo do Palmeiras nos anos 90. O jogador fez parte das principais glórias da “Era Parmalat”.
Contratado em 1992, o jogador foi bicampeão Paulista e Brasileiro, em 1993 e 1994. O Paulistão de 93, inclusive, tirou o Verdão de uma fila de quase 17 anos. Zinho foi o autor do primeiro gol do inesquecível 4 a 0 em cima do Corinthians.
Depois, Zinho retornou ao Verdão em 1997 para conquistar a Copa do Brasil em 1998 e a Libertadores em 1999.
Quando chegou ao clube, em 1992, já era um jogador grande e vencedor no Flamengo, clube que foi revelado. Ele ficou no Rubro-Negro entre 1986 e 1992, vencendo Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Carioca, entre outros.
Reforço de peso
No podcast “Podporco”, o ex-dirigente Brunoro, que era o responsável pelas contratações do Palmeiras na “Era Parmalat”, detalhou como foi tirar Zinho do Flamengo, em 1992.
“O Zinho foi o primeiro jogador de peso que contratamos. Quando cheguei ao Palmeiras, o clube estava com uma autoestima baixa, por conta da fila. Então, eu falei para a Parmalat que deveríamos trazer jogadores que já ganharam títulos.”
“Nós precisávamos de jogadores campeões. O mundo é feito de campeões. Se eu trouxer um jogador acostumado a perder, o que ele vai somar? E o jogador que está acostumado a ganhar, ele quer ganhar sempre. Por isso trouxemos o Zinho”, iniciou.
Bastidores da negociação entre Palmeiras e Flamengo
Em seguida, Brunoro revelou detalhes de como foi a negociação com o Rubro-Negro. Ele relembrou que o clube carioca estava com salários atrasados e iria perder jogadores.
“Fui contratar o Zinho e o Flamengo pediu um valor alto. Mas, eu soube que eles estavam com a folha salarial atrasada. E naquela época, se o time atrasasse três meses de salário, ele perdia o passe do jogador. Então, eu ofereci perto do que o Flamengo tinha de folha. Assim, ajudaria eles a pagar os salários.”
“O Márcio Braga era o presidente e disse que esse valor era muito baixo. Então, me retirei, mas sabia que ele precisava pagar a folha para não perder jogadores. Passou uns 20 dias, ele me liga querendo conversar sobre o Zinho. Aí, subi um pouquinho só a proposta e fechei a contratação. Então, pagamos os salários atrasados do Flamengo”, contou.
Zinho é um dos maiores vencedores da história
Zinho foi um grande jogador nos anos 90 e início dos anos 2000. Ao todo, o ex-jogador venceu quatro Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Libertadores e uma Copa do Mundo.
Além de Flamengo, Palmeiras e seleção brasileira, o meio-campista foi campeão também pelo Cruzeiro e Grêmio,