Dorival dispara sobre “valorização” dos técnicos estrangeiros: “O que é de fora tem um valor absurdo”
Técnico do São Paulo diz que os profissionais nacionais não recebem o mesmo tratamento por parte de fãs e da mídia.
Após o revés contra o Grêmio por 2 a 1 na última rodada do Brasileirão Série A, o técnico do São Paulo Dorival Júnior se pronunciou quanto ao suposto “duplo padrão” de tolerância da torcida e mídia a treinadores estrangeiros e brasileiros.
Perguntado se existe uma superestimação de técnicos vindos do exterior, Dorival disse que sim. “O que é nativo não tem valor, mas o que é de fora tem um valor absurdo. Eu respeito todos os profissionais de fora; por isso, não quero que confundam as coisas. O importante é que todos tenham possibilidade de ver e conhecer mais o trabalho dos treinadores brasileiros para poder avaliar se temos qualidade. E sobre isso não tenho dúvida: não deixamos a desejar a profissionais de nenhum canto do mundo. Todo desafio que enfrentamos podem ter certeza que brigaremos em igualdade de condições”, afirmou o comandante do clube tricolor.
A opinião de Dorival coincide com a de Renato Gaúcho. O gremista disse em entrevista da semana passada que seu trabalho no Grêmio até o momento é bom. E que, caso fosse um estrangeiro à frente do time e estivesse alcançando os seus triunfos, já teria conseguido uma estátua.
“Tudo é questão de oportunidade. Não temos oportunidades fora do Brasil porque a Conmebol não tem o reconhecimento da UEFA relativamente a seus afliados. Fora os profissionais argentinos, os outros não têm trânsito livre para circular na Europa. Recebemos gente de todo mundo aqui dentro do país – assim, isso tem de ser reavaliado. O que queremos é respeito e igualdade. Não existindo essa igualdade, haverá um desencontro bem grande”, acrescentou Dorival.
Quando chegou ao São Paulo, Dorival também falou sobre o assunto
Como destaca o UOL, o atual técnico do São Paulo já se manifestou antes a respeito de estrangeiros no futebol brasileiro. Aliás, afirmou que a Seleção deveria contratar um profissional do país para comandar a equipe.
“O futebol brasileiro sempre foi comandado por treinadores brasileiros, de modo que não existe razão para procurar técnicos de fora. Aqui temos profissionais qualificados e que passam por uma expectativa diferente do que ocorre lá fora, sempre tentando equiparar condições de trabalho lá fora e aqui dentro. Portanto, para mim, o treinador brasileiro tem preparo”, explicou Dorival na apresentação como técnico tricolor.