Os 12 mil torcedores presentes no Oakland Coliseum viram a história ser feita na noite de quarta-feira (28). O arremessador do New York Yankees, Domingo Germán, conseguiu o 24° jogo perfeito da MLB na vitória de 11 a 0 dos Yankees sobre os A’s.
Com uma combinação de bolas de curva, bolas rápidas e changeups, ele precisou de apenas 99 arremessos para eliminar todos os rebatedores dos Athletics sem ceder uma única base. Um terço das 27 eliminações vieram por meio de strikeouts.
27 up. 27 down.
The 24th perfect game in AL/NL history belongs to Domingo Germán. pic.twitter.com/SyUJb0cKm6
— MLB (@MLB) June 29, 2023
Este é o primeiro jogo perfeito da MLB desde agosto de 2012, quando Félix Hernández, do Seattle Mariners, conseguiu um contra os Rays.
Este também é o quarto jogo perfeito da história do New York Yankees – o time que mais vezes alcançou o feito. Com isso, Germán se juntou a Don Larsen (que conseguiu o único jogo perfeito em uma World Series em 1956), David Wells (1998) e David Cone (1999).
Ainda no campo após celebrar com seus companheiros de time, o arremessador falou sobre a emoção que estava sentindo ao conquistar este feito raro. “Estou muito emocionado. É uma das maiores realizações que existem no beisebol, é algo muito emocionante. É algo que sempre sonhei e hoje consegui. Vou lembrar por toda a minha vida.”
Ele também falou sobre o que estava passando por sua cabeça ao subir no montinho no nono inning. “A última entrada foi a maior pressão que já senti. Não queria errar e estava tentando visualizar cada confronto. Foi a maior pressão que já senti na minha carreira.”
Domingo Germán, o primeiro dominicano a arremessar um jogo perfeito na MLB, dedicou esta partida ao seu tio, que faleceu dois dias antes. “Ontem chorei muito no vestiário. Hoje ele estava comigo durante todo o jogo. Eu estava pensando nele.”
"To accomplish something like this in my career is something I'm going to remember forever."
Domingo Germán dedicated his perfect game to his late uncle, who passed away two days ago.
(via @YESNetwork) pic.twitter.com/HgSPoKkjt5
— FOX Sports: MLB (@MLBONFOX) June 29, 2023
A partida histórica de Germán veio em um momento complicado não só na vida pessoal, mas também em sua carreira. Na última semana, o arremessador havia cedido 10 corridas em 3 innings. Nesta temporada ele está com um ERA de 4.54 e já enfrentou uma suspensão de 10 dias em maio por usar substâncias pegajosas nas mãos.
“Não estava sendo uma semana ou um momento fácil para ele. Ele ir lá e conseguir essa obra-prima foi muito divertido de poder assistir”, disse Aaron Boone, técnico dos Yankees, após o jogo.