Clube da Premier League está perto de ser vendido para fundo que detém franquia da NFL
Equipe rebaixada para a Championship, Leeds United pode ser mais uma a trocar de mãos na liga inglesa
Equipe rebaixada para a Championship, Leeds United pode ser mais uma a trocar de mãos na liga inglesa
O futebol inglês pode ver mais uma de suas equipes ter novos donos. O Leeds United, que disputou a última temporada a Premier League, está perto de ser vendido, segundo informação publicada pela imprensa inglesa.
Segundo o Daily Mail, a equipe inglesa está sendo vendida para o 49ers Enterprises, fundo de investimentos americano que é dono do San Francisco 49ers, da NFL. A negociação já está acertada entre os investidores e o atual proprietário do time, Andrea Radrizzani, e espera apenas a aprovação da EFL, entidade que administra da segunda à quarta divisões do futebol inglês.
🚨 Andrea Radrizzani tonight has sold Leeds United to the 49ers. It took a while but tonight I can confirm that the deal has gone ahead. Elland road will be a part of that deal as well. £180 million all together. Plans are now in moving to bring in a manager and DOF #lufc 🚨 pic.twitter.com/4IVGNFTX9Q
— WE ARE LEEDS UNITED (@WHITESCENTRAL) June 5, 2023
A compra do Leeds por parte do fundo envolverá em torno de valores estimados de 170 a 180 milhões de libras pela aquisição total do clube. O fundo dono dos Niners já detinha 44% das ações da equipe, rebaixada nesta temporada para a Championship (segunda divisão).
O valor de venda do Leeds United, considerado baixo nos padrões de outras negociações do tipo, tem a ver com a queda da equipe da Premier League. Os futuros donos em definitivo da equipe se comprometeram a pagar a compra das ações de Radrizzani por até 200 milhões de libras, mas isto apenas se não houvesse o seu rebaixamento. Como o aconteceu, houve uma redução de tal pedida até o valor acertado.
O empresário italiano vendeu o Leeds em processo que também envolveu a compra pelo dirigente da Sampdoria, time italiano que também foi rebaixado nesta temporada. Houve o temor de que o Elland Road, casa da equipe inglesa, virasse garantia da aquisição do time genovês, mas isto não aconteceu.
Angus Kinnear, principal dirigente da estrutura do dia a dia do Leeds United, seguirá no cargo, mas algumas mudanças poderão ser feitas pelos novos proprietários assim que a venda por aprovada.