Clube argentino comunica que não exercerá compra e Alan Franco volta ao Atlético-MG em julho
Alan Franco teve passagem de pouco destaque por Talleres e Charlotte FC; volante tem contrato com o Galo até junho de 2024
Em reta final de empréstimo, o Atlético-MG recebeu, no fim da noite da última terça-feira, uma notificação oficial do Talleres, da Argentina, comunicando que não irá exercer a opção de compra do volante Alan Franco, cujo contrato termina em 30 de junho.
O Torcedores.com apurou que o jogador é aguardado na Cidade do Galo na primeira semana de julho. Porém, a diretoria alvinegra ainda avalia se o meio-campista será reintegrado ao elenco para a sequência da temporada.
Alan Franco deixou o clube mineiro em janeiro do ano passado, após passagem sem brilho pelo Charlotte FC, dos Estados Unidos. Na ocasião, o clube norte-americano decidiu não ampliar seu empréstimo junto ao Galo. Com isso, o equatoriano foi repassado ao Talleres.
No contrato de cessão, aliás, foi estipulada a opção de compra dos direitos econômicos por 2,35 milhões de euros (R$ 12,3 milhões, na cotação atual), valor que o Atlético-MG teria direito a 75% – correspondente ao percentual que o clube detém do atleta.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Talleres demonstrou interesse em mantê-lo e enviou uma oferta para adquiri-lo em definitivo, mas os números foram abaixo do que foi acordado previamente com os alvinegros.
Diante desse cenário, o Atlético-MG pediu o retorno do atleta a fim de recolocá-lo no mercado da bola. Isso porque, a diretoria foi procurada por clubes do Chile, Paraguai e Uruguai dispostos a contratá-lo. Alan Franco tem contrato com o Galo até junho de 2024.
Alan Franco no Talleres
Alan Franco foi contratado com status de titular pelo Talleres. Foi titular em 30 das 41 partidas que disputou pela equipe de Córdoba. O meio-campista de 24 anos marcou um gol e totalizou 2482 minutos em campo.
O equatoriano defendeu o Atlético-MG de 2020 a 2021. Nesse ínterim, disputou 48 jogos e assinalou três gols. Além disso, conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro (2021), a Copa do Brasil (2021) e o Campeonato Mineiro (2020 e 2021).