Do alto de sua condição de nova top 10 da WTA, Bia Haddad rebate criticas por ser treinada por Rafael Paciaroni, na melhor fase da carreira. Os dois estão juntos, profissionalmente, desde 2021.
“Teve muita gente que duvidou. Disseram que estava apaixonada. Pessoas do meio me falaram que estava jogando minha carreira no lixo”, relembrou a tenista em entrevista ao Esporte Espetacular da Globo.
Fato é que os dois começaram a parceria, quando Bia estava sem ranking e saindo de uma suspensão por doping. Em 2021, eles viajaram para torneio de nível ITF (o mais baixo na graduação de torneios) em busca de recuperar pontos e confiança.
“A Bia me chamou para conversar e me fez o convite para ser seu treinador na temporada de 2021. Ela me disse que praticamente todas as pessoas com quem conversou (com exceção de alguns familiares, em especial a sua tia Telma, a qual me conhecia dos tempos em que trabalhei no ECP, em São Paulo) eram contrárias ao meu nome; pessoas de todos os níveis de proximidade e pessoas com muita experiência e relevância no meio do tênis disseram que ela estaria perdendo um tempo precioso na carreira ao me escolher.”, escreveu Paciaroni, em depoimento ao jornalista Alexandre Cossenza, do UOL, em abril.
De lá para cá, a ascensão de Bia foi marcante. Naquele 2021, ela ganhou torneios ITF, em Portugal, e conseguiu se recolocar para disputar challengers e qualificatórios de alguns torneios da WTA e Grand Slams.
Até que, em 2022, veio a consolidação da parceria: os dois primeiros títulos da WTA (Nottingham e Birmigham) e uma final de WTA 1000 em Toronto.
Bia Haddad já está na Inglaterra para torneios na grama
Bia, Rafael e Paulo Cerutti (preparador físico), se encontram na Inglaterra para o inicio de temporada na grama. Nela, a semifinalista de Roland Garros vai defender os títulos de Nottingham e Birmigham. Além disso, eles tem o WTA 500 de Estebourne, até a estreia em Wimbledon, na nova condição de grande nome de Beatriz.
Quem é Rafael Paciaroni?
Segundo o Linkedin do treinador de 36 anos, ele é formado em educação física pelo Mackenzie com especialização em tênis pela USP. Atualmente, ele é um dos técnicos da Rede de Tênis Brasil, projeto que auxilia a própria Bia e outros tenistas, na parte de treinamento, em São Paulo.