Depois de cair na 1ª rodada do WTA 250 de Nottingham e pular a semana de Birmigham, devido a uma contusão no joelho direito, Bia Haddad estreia com vitória no WTA 500 de Eastebourne.
“Por todo o contexto dos últimos quinze dias, desde a lesão, considero uma vitória muito boa. Voltei a treinar em quadra com várias limitações apenas na última quinta-feira, e fui jogar os primeiros pontos no sábado. E apenas ontem, segunda-feira, que treinei por duas horas seguidas. A lesão está controlada, evoluiu, mas ainda me incomoda, e pode levar meses para sarar completamente. Estamos, como sempre, cuidando intensamente, mas assim é a vida de um atleta de alto rendimento e temos que aprender que muitas vezes jogaremos sem estar 100%. Sendo assim, foi importante estar em quadra hoje e ver que estou competitiva”, disse a jogadora.
Nesta terça-feira, 27 de junho, a brasileira venceu de virada a tcheca Marie Bouzkova, 32ª da WTA, por 2 sets a 1. Parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (com 7/3 no tiebreak). A partida durou 2h38.
Foi o terceiro confronto, entre as duas, e Bia Haddad amplia sua vantagem no confronto direto para 3 a 0. Todas as vitórias de Haddad Maia terminaram com ela virando o jogo.
Agora, Bia Haddad espera a vencedora da partida entre a britânica Katie Boulter e a croata, lucky loser, Petra Martic. O jogo, já está acontecendo com Martic tendo 1 set a 0 de vantagem.
Como foi o jogo de Bia Haddad
Com muito vento e, praticamente, sem jogar na grama, a atual nº 13 do mundo, começou o jogo sem “sentir muito a bola”. Tal condição foi fatal para Bouzkova levar a primeira parcial.
Já no segundo set, Bia Haddad encontrou o ritmo da partida e quebrou a adversária duas vezes seguidas, depois de Marie abrir 2/0. Encaixando golpes fundos e acuando a oponente, Bia fechou em 6/3.
Por fim, no terceiro e decisivo set, a partida seguiu sem quebras até o tiebreak. A partir dai, a brasileira contou com erros não forçados e duplas faltas da tcheca para ganhar o jogo e passar as oitavas de final.
Vale lembrar que, em 2022, Bia foi semifinalista no torneio disputado no litoral britânico. Naquela ocasião, ela acabou sendo eliminada para outra tenista da República Tcheca, Petra Kvitova.
Brasileira pode subir no ranking
Segundo dados do site WTA Ranking Live, caso a tenista triunfe na próxima partida ela sobe para o 12º posto.