Home Futebol Bahia oferece apoio jurídico a torcedoras ofendidas no Twitter após sorteio da Copa do Brasil

Bahia oferece apoio jurídico a torcedoras ofendidas no Twitter após sorteio da Copa do Brasil

Através de sua conta oficial na plataforma, Esquadrão de Aço se posiciona publicamente para proteger suas torcedoras

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nessa terça-feira (6), aconteceu o sorteio dos duelos das quartas de final da Copa do Brasil. Um dos confrontos será entre Bahia x Grêmio.

Mas uma postagem do Twitter acabou gerando muita repercussão. O perfil Chief fez uma postagem perguntando para quem seus seguidores iriam torcer, com uma montagem de torcedoras do Bahia e Grêmio que gerou muita repercussão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Esquadrão de Aço se posicionou publicamente, informando que “seu departamento jurídico” estará à disposição” e que concederá todo o suporte para as envolvidas/

Confira o post do Bahia abaixo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Veja os gols do Bahia na vitória sobre o Santos nos pênaltis Continue assistindoAssista ao próximo vídeo Veja mais vídeos sobre Bahia no OneFootball

Bahia e seu posicionamento na sociedade

O Bahia é um dos clubes que mais se destaca em relação ao engajamento em causas diversas e ações sociais.

O Esquadrão de Aço costuma abordar termos como o combate a violência nos estádios, proteção aos indígenas, respeito a comunidade LGTQIA+, Outubro Rosa e luta contra o machismo e assédio nos estádios.

PUBLICIDADE

Além disso outras ações contemplam homenagem à Consciência Negra e um alerta para o reconhecimento de paternidade em uma semana do Dia dos Pais.

PUBLICIDADE

Essa situação é frequente, tanto que em 2019 o Torcedores.com fez um compilado de ações do clube.

Possíveis punições

O uso de uma imagem sem prévia autorização é crime. No caso em questão, como citado pelo Bahia, pode acarretar em processo com uma indenização a ser definida em tribunal, após análise de todos os fatos.

Um fato importante é que essa mesma imagem foi usada em setembro de 2017. Na época isso gerou uma denúncia ao MP-BA sobre denúncia de racismo.

Edna Matos, torcedora que aparece ao lado da sua filha chegou a se posicionar em sua rede social sobre o caso.

PUBLICIDADE

“A legenda que acompanha a montagem e que dá título à postagem sugere que apenas as gremistas são bonitas. (…) Somos negras, mulheres e belas e belas (nesta ordem de importância). Poderosas! Sim, realmente, os times e suas torcidas não são iguais. Têm umas que se notabilizam pelas frequentes atitudes racistas, violentas e babacas de alguns dos seus membros e outras que se destacam pelo amor, pela paixão, pelo respeito que sentem por seus clubes e pelas pessoas. É de uma dessas que temos orgulho de fazer parte, pois ela carrega consigo a beleza das cores tanto do seu manto quanto da pele de seus torcedores”, citou a torcedora do Bahia na época.

Better Collective