Nessa terça-feira (6), aconteceu o sorteio dos duelos das quartas de final da Copa do Brasil. Um dos confrontos será entre Bahia x Grêmio.
Mas uma postagem do Twitter acabou gerando muita repercussão. O perfil Chief fez uma postagem perguntando para quem seus seguidores iriam torcer, com uma montagem de torcedoras do Bahia e Grêmio que gerou muita repercussão.
O Esquadrão de Aço se posicionou publicamente, informando que “seu departamento jurídico” estará à disposição” e que concederá todo o suporte para as envolvidas/
Confira o post do Bahia abaixo:
Bahia e seu posicionamento na sociedade
O Bahia é um dos clubes que mais se destaca em relação ao engajamento em causas diversas e ações sociais.
O Esquadrão de Aço costuma abordar termos como o combate a violência nos estádios, proteção aos indígenas, respeito a comunidade LGTQIA+, Outubro Rosa e luta contra o machismo e assédio nos estádios.
Além disso outras ações contemplam homenagem à Consciência Negra e um alerta para o reconhecimento de paternidade em uma semana do Dia dos Pais.
Essa situação é frequente, tanto que em 2019 o Torcedores.com fez um compilado de ações do clube.
Possíveis punições
O uso de uma imagem sem prévia autorização é crime. No caso em questão, como citado pelo Bahia, pode acarretar em processo com uma indenização a ser definida em tribunal, após análise de todos os fatos.
Um fato importante é que essa mesma imagem foi usada em setembro de 2017. Na época isso gerou uma denúncia ao MP-BA sobre denúncia de racismo.
Edna Matos, torcedora que aparece ao lado da sua filha chegou a se posicionar em sua rede social sobre o caso.
“A legenda que acompanha a montagem e que dá título à postagem sugere que apenas as gremistas são bonitas. (…) Somos negras, mulheres e belas e belas (nesta ordem de importância). Poderosas! Sim, realmente, os times e suas torcidas não são iguais. Têm umas que se notabilizam pelas frequentes atitudes racistas, violentas e babacas de alguns dos seus membros e outras que se destacam pelo amor, pela paixão, pelo respeito que sentem por seus clubes e pelas pessoas. É de uma dessas que temos orgulho de fazer parte, pois ela carrega consigo a beleza das cores tanto do seu manto quanto da pele de seus torcedores”, citou a torcedora do Bahia na época.