Home Futebol Athletico-PR vence Botafogo pelo Brasileirão Série A; saiba mais

Athletico-PR vence Botafogo pelo Brasileirão Série A; saiba mais

Furacão, após se classificar contra o mesmo Botafogo na Copa do Brasil, conseguiu vencer o time que é o líder do campeonato nacional

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Com um gol de Alex Santana, o Athletico Paranaense venceu o Botafogo por 1 a 0 em um jogo muito disputado em Curitiba. A equipe de Paulo Turra conseguiu, assim, seu segundo resultado positivo contra o time do português Luís Castro em menos de uma mesma semana.

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira, o Botafogo foi desclassificado da Copa do Brasil pelo Furacão após uma disputa de pênaltis. Hoje, o time de Curitiba bateu a equipe carioca pelo Brasileirão Série A.

Primeiro tempo de Athletico-PR e Botafogo

O jogo começou com o Furacão pressionando o Botafogo, o líder do Brasileirão Série A. Canobbio chutou forte e exigiu uma boa defesa de Lucas Perri. Minutos depois, Canobbio cruzou e a bola passou perigosamente na frente do gol do Glorioso. Assim foram os cinco primeiros minutos de partida.

PUBLICIDADE

O Botafogo, por sua vez, buscou desde o começo da partida a impor seu jogo trabalhando a bola e buscando criar combinações ofensivas. Foi assim que Lucas Fernandes chutou forte de dentro da área, no canto direito de Bento, mas o ótimo goleiro do Furacão fez boa defesa.

Porém, um dos pontos que mais chamou a atenção da torcida do Athletico-PR no começo da partida foram os problemas na transmissão da Rede Furacão. Muitos internautas reclamaram dos problemas e o clube acabou se posicionando no Twitter.

O jogo seguia com muito perde e ganha no meio de campo. Até os 20 minutos do primeiro tempo, a disputa mostrava um jogo mais de análise das duas equipes. A equipe do Botafogo não marcava pressão e deixava os zagueiros do Furacão iniciar as jogadas.

PUBLICIDADE

Bem postado em campo, o Botafogo portanto esperava por um contra-ataque. O Furacão buscava um jogo mais rápido, de infiltração e velozes trocas de passes.

Uma prova da disputa constante no meio de campo era a luta pelo controle do jogo. Aos 25 minutos do primeiro tempo, cada equipe tinha exatos 50% de posse de bola, o que mostra o quão disputada estava a partida nesse momento.

As melhores oportunidade do Furacão saíam todas dos pés de Canobbio; pelo lado do Botafogo, Tiquinho Soares era o jogador mais lúcido em campo, com as melhores jogadas e decisões para passes. Aos 38 minutos, Tiquinho chegou a assustar Bento com um forte chute de fora da área.

Porém, apesar do bom desempenho desses dois jogadores, a partida seguia sem grandes chances.

PUBLICIDADE

Somente aos 41 do segundo tempo, Alex Santana recebeu um passe de Vitor Roque na entrada da área e acertou uma paulada para marcar um golaço — era a Lei do Ex novamente fazendo suas vítimas no futebol brasileiro.

O primeiro tempo acabou assim: 1 a 0 para o Furacão e com a torcida do time do Paraná gritando “eliminado” para os jogadores e para os torcedores do Botafogo presentes em Curitiba — o Athletico eliminou o Glorioso na Copa do Brasil na última quarta-feira.

Segundo Tempo Athletico-PR e Botafogo

A segunda etapa da partida começou marcada por novas boas jogadas de Canobbio pelo lado direito do ataque. Vitor Roque, por sua vez, não conseguia levar vantagem nos confrontos com Adrielson.

PUBLICIDADE

Na primeira bola que Vitor Roque conseguiu levar vantagem no duelo individual, ele cruzou para Canobbio livre no meio da área. O uruguaio chutou fraco, nas mãos de Lucas Perri.

Até os 20 minutos do segundo tempo, o Botafogo não tinha feito nenhuma ação de ataque perigosa. O domínio das melhores jogadas era todo do Furacão, com destaque para Terans, Canobbio e Vitor Roque.

Somente aos 28 minutos o Botafogo conseguiu chegar com algum perigo após um cruzamento pela direita e uma cabeçada de Tiquinho Soares, que mandou por cima do travessão.

Na sequência, após uma roubada de bola de Vitor Roque, Canobbio recebeu livre na área, dominou e chutou fraco novamente na mão do goleiro.

PUBLICIDADE

O jogo acabou com a vitória do Furacão, que chegou ao quarto lugar na tabela com 15 pontos. O Botafogo segue líder com 21 pontos.

Better Collective