Vinicius Junior continua em franca evolução no Real Madrid e desponta como um dos principais candidatos a melhor jogador do mundo, sendo considerado por muitos como o principal jogador brasileiro atual, à frente de Neymar. E essa não é apenas uma opinião, de acordo com análises estatísticas, Vinicius tem sido considerado um dos jogadores mais impactantes do mundo, superando Jude Bellingham e até mesmo Lionel Messi.
O protagonismo de Vinicius em jogos de grande importância tem chamado a atenção, afinal, ele decidiu a última final da Champions League e, no primeiro jogo das semifinais desta temporada, contra o Manchester City, marcou um belo gol de fora da área.
O que as estatísticas dizem sobre o desempenho de Vinicius Jr? Com sua habilidade e velocidade, Vinicius é o jogador com o maior número de dribles bem-sucedidos na Europa nesta temporada (2022-23), totalizando 105 dribles. Para se ter uma ideia, Lionel Messi, o craque da última Copa do Mundo, possui 96 dribles, enquanto outro destaque nesse aspecto, Jude Bellingham, tem 88.
O ex-jogador do Real Madrid, Guti, sempre faz questão de destacar as qualidades de Vinicius, enfatizando que, embora o jogador brasileiro já seja uma estrela mundial, ele ainda tem margem de crescimento. Em entrevista ao El Chiringuito, Guti disse: “É incrível a maneira como ele amedronta os defensores, como ele pode driblar facilmente para qualquer lado. Quando ele tiver mais consistência em seu passe final, ele será um deus do futebol”.
E não parou por aí, Guti foi questionado se Vinicius hoje já pode ser considerado superior a Mbappé, e a resposta foi enfática: “Com certeza!”.
Vale lembrar que Vinicius foi vendido ao Real Madrid antes mesmo de estrear como profissional pelo Flamengo, por uma quantia de 45 milhões de euros, e chegou a ser criticado enquanto atuava no Brasil. Em alguns programas esportivos, o jogador foi comparado a Negueba, que também foi considerado uma grande promessa rubro-negra de temporadas anteriores.
Ao chegar no Real Madrid, Vinicius passou por um período de adaptação que gerou críticas ao seu estilo de jogo e dificuldade de finalização, alternando momentos bons e ruins. No entanto, a partir da chegada de Ancelotti, a carreira do brasileiro decolou, e ele tem justificado plenamente o investimento feito pelo Real Madrid.