Home Futebol Róger Guedes marca e Corinthians vence Fluminense em Itaquera; veja detalhes

Róger Guedes marca e Corinthians vence Fluminense em Itaquera; veja detalhes

Artilheiro do Timão na temporada, o camisa 10 levou Luxemburgo a conquistar sua primeira vitória no comando do Corinthians

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

O jogo em Itaquera começou com todos os jogadores sentados no gramado do campo para assistir ao vídeo feito pela CBF para combater o racismo. A apresentação da campanha foi muito aplaudida pela torcida corintiana. A partida foi vencida pelo Corinthians pelo placar de 2 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiro tempo

O início do confronto teve o Fluminense dominando completamente as ações em campo. Com muitas trocas de passes, a equipe de Fernando Diniz — que não estava no banco por suspensão — comandou os cinco primeiros minutos.

A equipe de Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, saiu duas vezes nos primeiro minutos do primeiro tempo em contra-ataques puxados pelo veloz Adson. O jogo, portanto, seguiu assim: o Fluminense tocando a bola e dominando o meio de campo; o Corinthians jogando na defesa e saindo rapidamente para tentar surpreender a equipe carioca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Adson foi o destaque dos primeiros 10 minutos. Guga, que estava na lateral-esquerda do Fluminense — Marcelo, lesionado, não atuou —, não conseguia acertar a marcação e com isso a equipe da Zona Leste de São Paulo levava vantagem nas ações ofensivas pela direita de seu ataque.

O Corinthians, que entrou com Roni no lugar de Paulinho, o qual contundiu o joelho na partida anterior contra o Argentino Juniors pela Libertadores, e com Bruno Méndez na lateral-direita, tinha três volantes e três zagueiros, em uma formação majoritariamente defensiva.

Por essa razão, o Corinthians se fechava e buscava fazer ligações diretas com lançamentos logos feitos principalmente pelos zagueiros Murillo, Gil e Méndez.

PUBLICIDADE

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o Fluminense chegou com um chute de John Arias, defendido por Cássio. Na sequência, após a cobrança de escanteio, Nino cabeceou a bola no gol corintiano e Cássio defendeu novamente.

PUBLICIDADE

O domínio na posse de bola, foi levando novamente o Fluminense a ter cada vez mais controle da partida. Foi assim, tocando a bola, que Samuel Xavier, aos 24 minutos, chegou cara a cara com Cássio. O goleiro corintiano novamente fez ótima defesa e conseguiu evitar do gol do Tricolor das Laranjeiras.

Quatro minutos depois foi a vez de André receber um passe praticamente na marca do pênalti da área do Corinthians e chutar por cima da meta defendida por Cássio.

Utilizando principalmente o lado direito do ataque, o Fluminense dominava o setor do campo onde o Corinthians, com Bidu, tinha mais dificuldades para se defender.

Aos 33 minutos, no entanto, em uma jogada pelo lado esquerdo, Martinelli, após trocar passes com Lima, chutou com perigo. Na sequência, foi a vez de Lima acertar um chute de fora da área e assustar novamente a Fiel torcida. Enquanto isso, Róger Guedes e Yuri Alberto seguiam com praticamente quase nenhuma chance no ataque corintiano.

PUBLICIDADE

O Corinthians seguiu se defendendo do jeito que dava e, mesmo jogando em casa, não oferecia muito perigo à defesa do Fluminense. Há, na equipe de Luxemburgo, uma inegável dificuldade para trocar passes, principalmente no meio de campo. Nesse momento, o Fluminense tinha 66% da posse de bola contra apenas 34% do Corinthians e nove finalizações, sendo que seis delas foram no gol corintiano.

O lance de Maycon logo abaixo é um exemplo da atuação do Corinthians de como foi a atuação do time de Luxemburgo na primeira etapa da partida.

https://twitter.com/NewsVideos5/status/1662906675416670209

Segundo tempo

As duas equipe retornaram al gramado com a mesma postura. O Fluminense buscando tocar a bola, enquanto o Corinthians, todo recuado, procurava acertar os contra-ataques. Foi em uma saída em velocidade que, após perder o ataque e pressionar pela recuperação da bola, Maycon acertou uma pancada que obrigou Fábio a fazer uma defesa espetacular.

Na sequência, uma disputa entre Samuel Xavier e Matheus Bidu gerou uma pequena confusão que levou o juiz a dar cartão amarelo para os dois jogadores. Aos 11 minutos de jogo, Lima voltou a acertar um perigoso chute de fora da área, assustando novamente a Fiel torcida.

PUBLICIDADE

Gol de Róger Guedes

O time de Luxemburgo seguia fechadinho e foi assim, em uma saída rápida com Matheus Bidu, que acertou um ótimo cruzamento para Yuri Alberto, que só tocou para Róger Guedes mandar a bola para o fundo da rede.

Assim, o artilheiro do Timão na temporada mais uma vez salvou o desempenho do ataque corintiano.

https://twitter.com/FColicTV3/status/1662917846094041094

Fluminense vai para a pressão

Após sofrer o gol, o Fluminense foi com tudo para o ataque. Passou a pressionar o Corinthians e tocar bola no campo de defesa corintiano. Essa postura possibilitou, por sua vez, que os contra-ataques do time de Luxemburgo ganhassem cada vez mais perigo para a zaga tricolor.

Aos 19 minutos do segundo tempo, Felipe Melo saiu para a entrada de John Kennedy. Andre foi recuado para a zaga e o Fluminense partiu com tudo para o ataque.

PUBLICIDADE

No minuto seguinte, após uma boa troca de passes, Guga chutou por cima da meta corintiana. Porém, na sequência o Corinthians quase ampliou o placar com Róger Guedes.

Depois, com a entrada de Renato Augusto no lugar de Maycon, o time de Luxemburgo melhorou e as jogadas ofensivas ganharam mais qualidade. O Fluminense, por sua vez, lutou até o final para empatar a partida, mas parou na boa defesa corintiana, chegou a ter boas chances com John Kennedy, mas não conseguiu marcar.

Better Collective