O futebol espanhol tem um longo histórico de craques brasileiros brilhando em Barcelona e Real Madrid. No entanto, é fato também que jogadores do país verde e amarelo sofrem com frequentes ataques racistas na Espanha, algo que ficou ainda mais evidente atualmente com Vinícius Júnior.
Para o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o pentacampeão Rivaldo relembrou de quando foi chamado de “macaco” em partidas na Espanha, quando defendia o Barcelona na ocasião.
“Eu era chamado de ‘mono’. Percebia quando ia bater um escanteio, às vezes na chegada do ônibus. Cada um reage de um jeito. Eu não olhava, fingia que não era comigo”, revelou Rivaldo, que disse mais:
“Talvez isso tenha feito as pessoas acharem que não me influenciava. Comigo, não foi no nível que está acontecendo com Vinicius”, ressaltou.
Mesmo com a grave situação atual, Rivaldo aconselhou Vinícius Júnior a não sair do Real Madrid e seguir realizando seu sonho de atuar no clube 14 vezes campeão da Champions League.
“Ele não tem de sair do Real Madrid. Tem de continuar jogando como está, em alto nível”, opinou o ex-jogador. Diante da atual situação, surgiu a notícia que pessoas próximas ao jovem ex-Flamengo estariam pensando em uma possível saída da Espanha. Porém, o atacante deseja ficar, pelo menos por enquanto.
Por fim, Rivaldo apontou possíveis soluções para reduzir os casos de racismo: “Talvez fazer jogos em estádios fechados, sem torcida, ajude a diminuir o que está acontecendo. Tem muita gente má no mundo”, concluiu.
Vinícius Júnior é o grande protagonista do Real Madrid nesta temporada e está entre os melhores jogadores do mundo. Ao todo, ele soma 23 gols e 21 assistências ao longo de 2022/23.
Rivaldo brilhou no Barcelona e foi eleito o melhor jogador do mundo atuando pelo clube da Catalunha; veja os grandes momentos do ex-meio-campista: