O clássico entre Fluminense e Flamengo, nesta terça-feira (16), no Maracanã, foi repleto de polêmicas, em embate válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Renata Ruel, especialista de arbitragem da ESPN, analisou alguns lances e apontou erros de Anderson Daronco e do VAR ao longo dos 90 minutos.
“No primeiro tempo, Felipe Melo dá uma entrada por trás em Gabigol, sem disputar a bola, onde desconsidera o risco para o adversário e merecia cartão amarelo, mas nem falta foi marcada”, destaca ela.
Logo em seguida, ela citou o lance da expulsão de Felipe Melo, que fez falta em Gabigol em um momento que o camisa 10 do Flamengo poderia sair em liberdade até o gol de Fábio. Daronco deu cartão amarelo ao defensor do Flu, mas mudou de ideia e mostrou o vermelho após revisão no VAR.
Renata apontou acerto na decisão do árbitro: “Uma expulsão por oportunidade clara de gol o árbitro precisa ter 100% de certeza dos elementos: domínio da bola, direção do gol, distância do gol e posição dos adversários”, explicou.
“A direção da bola e do Gabigol, apesar de ser mais lateral, seria facilmente alterada em direção à meta, gerando o enfretamento um contra um com o goleiro caso a falta não ocorresse. Cartão vermelho bem aplicado”, completou.
As polêmicas envolvendo Gabigol não terminaram. O camisa 10 do Rubro-Negro pisou em Paulo Henrique Ganso, lance que não foi revisado pelo árbitro de vídeo. A analista apontou erro neste caso:
“O VAR não sugeriu revisão no pisão de Gabigol em Ganso”, lembrou Renata, que citou a “intensidade e força” do pisão do camisa 10. “Já vimos muitos cartões vermelhos aplicados em lances semelhantes após o VAR chamar o árbitro. Gabigol deveria ter sido expulso”, opinou.
Por fim, ela lamentou a atitude de Gabigol e Samuel Xavier: “A simulação é falta total de Fair Play com todos que acompanham o jogo. A arbitragem deveria punir ambos com cartão amarelo conforme a regra”, disse ela.