Recentemente, o jornalista João Castello Branco, da ESPN, trouxe para o Brasil uma entrevista exclusiva com o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falando sobre diversos temas relacionados ao futebol. Após a repercussão, o comentarista ex-ESPN, Fox Sports e Sportv, atualmente colunista da Uol, PVC, comentou o que foi dito pelo “gênio” dos Citizens.
PVC admite que a impressão deixada por Pep Guardiola é muito boa, com o treinador falando sobre a história e sobre temas de cidadania, inclusive admitindo sua admiração pelo brasileiro Vinícius Júnior, que vem sendo vítima de atos racistas na La Liga.
Durante a entrevista, Guardiola ainda abordou um pouco sobre sua visão quanto ao racismo, afirmando que “nós somos o resultado de nossos ancestrais”, ressaltando ainda alguns aspectos negativos sobre a Espanha:
“A Espanha tem quatro idiomas, mas parece só haver o castelhano. O catalão, o basco e o galego parece que não existem”, afirmou o espanhol durante a entrevista para João Castello Branco.
Guardiola, que ao longo de sua carreira como jogador e treinador teve a oportunidade de conhecer vários lugares do mundo e experimentar diversas culturas, falou sobre a situação do que acontece no mundo atualmente:
“Alguém olha para o que acontece no Mediterrâneo? As pessoas não querem sair de seus países e, muitas vezes, são atiradas de volta ao mar”, comentou Pep Guardiola.
PVC fez críticas a Guardiola após entrevista
Ao mesmo tempo que o comentarista elogiou o treinador espanhol, também citou pontos em que discorda de Guardiola. Na visão de PVC, tudo que foi dito foi certo, entretanto, alguns pontos não foram mencionados e isso teria um motivo específico:
“…não falar sobre autoritarismo, machismo, misoginia e homofobia nos Emirados Árabes, cujos príncipes são proprietários do Manchester City, que paga seu salário. Guardiola é um gênio! Fala o que é necessário que a sociedade saiba e ouça. Quase tudo”, elucidou o comentarista.