Neste domingo o Barcelona sagrou-se campeão de La Liga ao vencer o rival Espanyol, por 4 a 2, na casa adversária. No entanto, durante a celebração dos atletas em campo, parte de torcedores do Espanyol invadiram o gramado para agredir os jogadores. Contudo, a confusão foi minimizada com um bloqueio policial que impedia a entrada dos torcedores ao vestiário. Após o ocorrido, Mao Ye, presidente do Espanyol se desculpa à imprensa.
Segundo o presidente do Espanyol, o grupo de torcedores não representa o clube. Apesar disso, há risco de punição por parte de La Liga. Além da confusão, imagens identificaram alguns dos invasores. Além disso, é previsto multa ou até perda do mando de campo em caso de invasão de torcedores.
Perigo
Considerado jogo de alto risco, visto que a rivalidade catalã entre os clubes. Ainda assim, elevada pela possibilidade de título do Barcelona e de rebaixamento para o Espanyol. Entretanto, apesar de uma maior mobilização de segurança no estádio do Espanyol, o tumulto aconteceu ao final da partida.
Além disso, a “ultra”, do Espanyol, chamada de Brigada Blanquiazule, é aliada à Ultras Sur, torcedores organizados do Real Madrid. Ambos alimentam forte rivalidade com o Barcelona, em um contexto que envolve política e futebol também.