Com gols de Raphael Veiga (pênalti) e Gustavo Gómez, o Palmeiras derrotou o Barcelona-EQU por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (03), no estádio Monumental de Guayaquil, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo C da Copa Libertadores. Foi o segundo triunfo consecutivo alviverde na competição, o primeiro fora de casa.
Com o resultado, o Palmeiras assumiu a vice-liderança da chave, com seis pontos ganhos, mesma pontuação do líder Bolívar, que leva a melhor no saldo de gols, o primeiro critério de desempate. O Barcelona caiu para a terceira posição, com três.
Palmeiras inicia com dificuldades, mas cresce no decorrer do primeiro tempo e abre o placar
O Barcelona iniciou o jogo pressionando o Palmeiras e com apenas seis minutos de bola rolando criou duas boas chances com Agustín Rodriguez. Na primeira, o atacante recebeu cruzamento de Ortiz e testou para defesa de Weverton. Na segunda, ele avançou com liberdade e finalizou pela rede do lado de fora.
Com a mesma formação que iniciou o clássico contra o Corinthians no último sábado, pelo Brasileirão, o Palmeiras não repetiu o bom começo do dérbi e demorou um pouco para assustar os equatorianos. A primeira chegada com mais perigo ao ataque ocorreu aos 21. Mayke, livre de marcação, optou pelo cruzamento em detrimento da finalização e a bola explodiu na marcação.
O Verdão tomou conta da segunda metade do primeiro tempo, com Raphael Veiga articulando as principais jogadas.
A primeira grande chance palmeirense para marcar veio aos 33. O camisa 23 deu belo passe em elevação para Rony finalizar. Pineida conseguiu interceptar praticamente em cima da linha.
Aos 40, Rony foi acionado por Luan e mesmo desequilibrado bateu cruzado para defesa de Victor Mendoza.
Três minutos depois, Rony foi derrubado dentro da área por Mendoza e o árbitro assinalou pênalti. Raphael Veiga converteu a cobrança e fez 1 a 0 para o Palmeiras.
Alviverde amplia no início do segundo tempo e conta com grandes defesas de Weverton para segurar vitória
Com menos de um minuto de bola rolando, Rony disparou chute, a bola desviou na marcação e foi para escanteio. Raphael Veiga fez a cobrança, o equatoriano Gaibor desviou e Gustavo Gómez testou para ampliar o placar para o Palmeiras.
O Barcelona passou a subir mais ao ataque e só não diminuiu o marcador aos 11 minutos porque a trave impediu golaço do brasileiro Souza.
Weverton voltou a mostrar por que é o melhor goleiro do futebol brasileiro ao fazer grandes defesas em chutes de Preciado e Carlos Rodríguez.
O Palmeiras respondeu em contra-ataque aos 24. Raphael Veiga disparou de longe e Mendoza quase bateu roupa. Sosa pegou rebote e afastou o perigo para escanteio.
O jogo perdeu intensidade nos minutos finais. O Barcelona-EQU teve o maior domínio da posse de bola, mas não voltou a ameaçar tanto Weverton. Por outro lado, o Palmeiras se fechou bem na defesa só esperando o apito final.
Próximos jogos das equipes
O Palmeiras volta a campo no próximo dia 25 contra o Cerro Porteño, às 21h (horário de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas. Dois dias antes, o Barcelona-EQU enfrenta o Bolívar, na altitude de La Paz.