O jogador do Peixe tem situação indefinida até o momento
Soteldo pertence ao Tigres do México e tem vínculo com o Santos até o início de julho, e para continuar com o venezuelano, o clube tem que desembolsar 4 milhões de dólares, ou cerca de R$ 19,9 milhões, para ficar com 50% dos direitos econômicos do jogador.
Com isso, a compra em definitivo de Soteldo pelo Peixe ainda não está definida, pois o presidente do Santos, Andres Rueda, ainda não conversou com o jogador sobre a permanência.
Porém, o acordo para a compra do atacante já está amarrado no próprio contrato de empréstimo.
No mês de abril deste ano, Rueda explicou, em uma entrevista coletiva, que existe um acordo para uma compra parcelada de Soteldo, com pagamentos anuais ao Tigres.
Portanto, no que depender da parte técnica, Soteldo já tem o aval do técnico Odair Hellmann para seguir no Santos.
Na coletiva pós-jogo, contra o Bragantino, o treinador do Peixe elogiou o camisa 10, mas disse que existem outros fatores, como a questão financeira.
“Jogador importante, jogador de velocidade e drible, e tem o encaixe na equipe e no clube. O parecer técnico meu e da minha comissão é de continuidade dele. Agora, isso não depende só do meu parecer técnico, depende de outros fatores. Todos dentro do clube, diretoria, comissão e o próprio Soteldo sabem que chegará o momento de tomar uma decisão, mas o parecer técnico é isso. Para debater esse assunto, há outros fatores como financeiro e outras coisas importantes que precisam ser avaliadas”, explicou Hellmann.
Série de lesões prejudicam o desempenho do jogador
Porém, apesar dos elogios, o consenso no Santos é que essa segunda passagem de Soteldo não está sendo boa como foi a primeira.
Em 2022, Soteldo fez apenas sete jogos até sofrer uma lesão no bíceps femoral da coxa, no jogo contra o Atlético-MG, em outubro.
A lesão afastou o atacante do Santos dos gramados pelo resto da temporada.
Já na atual temporada, ele começou como titular, porém, disputou só 10 partidas, com outra contusão sofrida: ruptura total do tendão do músculo peitoral esquerdo na partida contra a Ferroviária, em janeiro.
Assim, mais esse problema acabou afastando Soteldo dos gramados por mais de três meses, só retornando contra o Grêmio, no dia 16 de abril, na estreia do Peixe no Brasileirão Série A.
Por fim, no final de abril, uma nova lesão, com o atacante do Santos sofrendo um problema muscular moderado na coxa, no jogo contra o América-MG, pela 3ª rodada do Brasileirão Série A.
Assim, nesta segunda passagem pelo Santos, Soteldo entrou em campo por 17 vezes, sem marcar nenhum gol e com três assistências.