A NBA vem conquistando inúmeros fãs no Brasil ao longo dos anos. Agora, a principal liga de basquete do mundo pode ter um novo endereço em 2023.
A princípio, a Rede TV sinalizou positivamente para adquirir os direitos de transmissão na TV aberta no Brasil, de acordo com Flavio Ricco. Em sua coluna no R7, o jornalista afirmou que a emissora está bem próxima de tirar a competição da Band.
O acordo envolvendo a Rede Bandeirantes e a NBA começou na temporada 2020/21. Na ocasião foi celebrada como um retorno do basquete norte-americano a TV aberta que popularizou o esporte no país entre os anos 80 e 90, com narração de Luciano do Valle.
“Temos o melhor basquete do mundo com uma equipe brilhante no canal do esporte. Essa combinação não tem como dar errado”, disse Rodolfo Schneider, diretor de jornalismo e esportes na Band, quando o acordo foi assegurado.
Entretanto, os números de audiência não têm agradado a emissora paulista. Mesmo nos Playoffs, momento mais importante da liga, a Band registrou apenas 0,8 pontos na Grande São Paulo, transmitindo Phoenix Suns x Denver Nuggets. Tal marca deixou a companhia atrás da TV Gazeta no domingo.
Em suma, a Band tem enfrentado uma ampla concorrência com os direitos de transmissão divididos no país. Atualmente, Sportv, TNT e ESPN transmitem os jogos da NBA na TV fechada, enquanto a Amazon Prime transmite pelo serviço de streaming. Além disso, a TNT Sports ainda passa os confrontos selecionados no Youtube.
Band volta suas atenções para o futebol
Além de transmitir o Campeonato Carioca, Bundesliga e o Brasileirão Série B, o Grupo Bandeirantes agora conta com o Carioca A-2, no BandSports.
Dessa forma, a emissora vem aumentando seu cartel no futebol. Um exemplo é o amistoso entre Brasil x Marrocos, primeiro da seleção brasileira após a Copa do Mundo no Catar.