O ex-jogador Deco está de volta ao Barcelona. Desta vez para atuar como dirigente. É o que confirmou o vice-presidente do clube Rafa Yuste neste sábado (21 de maio). O luso-brasileiro vai ocupar o cargo de diretor esportivo e substituir Jordi Cruyff.
“O Jordi vai sair infelizmente, mas estarão lá o Mateu (Alemany) e o Deco”, declarou o vice-presidene Rafa Yuste, em entrevista concedida ao canal DAZN.
Esta vai ser a terceira vez que o profissional da bola integrará o quadro de funcionários do time azul-grená. A primeira delas foi como jogador.
Deco atuou pelo Barcelona por quatro temporadas (2004 a 2008). Nesse período, ele venceu a Uefa Champions League uma vez, foi campeão duas vezes do Campeonato Espanhol e outras duas da Supercopa da Espanha.
O elenco comandado pelo holandês Frank Rijkaard tinha o brasileiro Ronaldinho Gaúcho e o camaronês Samuel Eto’o como principais destaques.
Ele também jogou com mais três brasileiros. São eles, os laterais Belletti e Sylvinho, além do versátil Edmílson.
Além disso, Deco viu o craque argenino Lionel Messi iniciar a carreira de jogador profissional e dividiu vestiário com os espanhóis Xavi (atual treinador do Barcelona) e Iniesta.
De acordo com dados do site O Gol, o futuro dirigente barcelonista marcou 21 gols e deu cinco assistências, nas 181 partidas oficiais que disputou.
Ainda segundo o veículo de comunicação, Deco também integrou o elenco de Scout do clube, na temporada 2021/2022 do futebol europeu.
Veja um golaço marcado por Deco pelo Barcelona
Ficha técnica
Nome: Anderson Luís de Sousa
Nacionalidade: Brasil e Portugal
Naturalidade: São Bernardo do Campo (São Paulo – Brasil)
Idade: 45 anos
Data de nascimento: 27 de agosto de 1997
Altura: 1,74m
Clubes que defendeu: Nacional-SP, Corinthians, CSA, Alverca, Salgueiros, Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense