Marcelo Bielsa é oficializado como novo técnico do Uruguai
Negociação iniciada há meses tem acordo positivo e contrato inicial com treinador é vigorado durante o período das Eliminatórias Sul-Americanas
Após meses de indefinição, o Uruguai oficializou a contratação do técnico Marcelo Bielsa na noite desta segunda-feira (15). O argentino de 67 anos chega à Celeste Olímpica com o objetivo de trazer de volta os capítulos brilhantes da história uruguaia. Em negociação divulgada pela imprensa entre o fim de março e começo de abril, as bases salariais e o projeto apresentados agradaram e o contrato foi assinado.
A ideia da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) é contar com um treinador de alto nível para iniciar um projeto de média a longa duração. Para isso, as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo irão servir como grande teste. O objetivo é montar uma forte equipe para ser protagonista do mundial a ser disputado nos Estados Unidos, no Canadá e no México em junho de 2026.
A carreira de Bielsa como técnico começou em 1987, no time B do Newell’s Old Boys. Em seguida, comandou os profissionais do Newell’s, além de Atlas, América/MEX, Vélez Sarsfield, Espanyol, Athletic Bilbao, Olympique de Marseille, Lille e Leeds United, onde teve seu último trabalho entre os anos de 2018 e 2022. Pelas seleções, foi treinador da Argentina entre 1998 e 2004 e do Chile entre 2007 e 2011.
Segundo informações veiculadas pelo jornal uruguaio El País e a rede argentina TyC Sports, a AUF estaria disposta a pagar 2 milhões de dólares por mês a Bielsa. O assunto era o único impeditivo em abril para a negociação ser selada, o que ocorreu praticamente 45 dias depois.
A Celeste Olímpica estava sem técnico desde a saída de Diego Alonso, que não teve o contrato renovado após a seleção ser eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo no Qatar. Nos amistosos disputados em março, Marcelo Broli, treinador do Sub-20, comandou interinamente a equipe.