Após a derrota do Corinthians para o Botafogo (3 a 0), nesta quinta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo concedeu entrevista coletiva e foi questionado sobre diversos assuntos, entre eles sobre a Operação Penalidade Máxima II, conduzida pelo MP-GO e que apura as participações de jogadores da Série A e B do Brasileirão, e de alguns Estaduais na máfia de apostas. O treinador defendeu punição a quem estiver envolvido no escândalo.
“Eu estou achando ótimo isso acontecer. Quem tiver que se ferrar que se ferre, essa é a grande realidade. Não tem como preservar alguém que faz coisas erradas prejudica o processo do futebol. O problema está na relação em que chega ao atleta e vai chegar a outros setores do futebol. Tem que haver punição. Se não moralizar… Ficou muita notícia, tem que botar para fora quem não presta”, disparou Luxemburgo.
Importante destacar que o Corinthians não tem nenhum atleta citado em investigações.
Veja a situação dos jogadores indiciados
Eduardo Bauermann – Santos – 27 anos
O zagueiro foi afastado pela diretoria do Santos na terça-feira (9) e não tem data para retorno.
Fernando Neto – São Bernardo – 30 anos
O meio-campista e lateral, que cometeu a ação com a camisa do Operário, foi suspenso pelo São Bernardo na quarta-feira (10). O tempo é indeterminado.
Paulo Miranda – Náutico – 34 anos
O jogador teve seu contrato com o Náutico rescindido no fim de abril após prestar depoimento ao Gaeco de Goiás. Mesmo com a decisão, a rescisão não se oficializou e ele segue como jogador do time pernambucano.
Matheus Gomes – Sem clube – 27 anos
O goleiro estava no Sergipe, mas disputou sua última partida pelo clube no dia 2 de abril e depois deixou a equipe sergipana.
Romário – Sem clube – 20 anos
O atleta disputou o início do Campeonato Goiano pelo Goiânia, mas foi dispensado pela equipe em fevereiro e está sem equipe para atuar.
André Luiz – Sem clube – 27 anos
O meio-campista vinha atuando pelo Ituano, onde esteve no Paulistão e chegou à semifinal. Seu contrato foi rescindido junto ao time de Itu no começo de abril.
Igor Cariús – Sport – 30 anos
A decisão do Sport foi manter o lateral no elenco. Igor Cariús inclusive atua regularmente com a camisa do Leão, mesmo indiciado. São 28 jogos no ano.
Gabriel Tota – Ypiranga – 21 anos
O atleta segue normalmente no elenco do Ypiranga. Ele atuou no dia 3 de maio, pela estreia da Série C, contra o América-RN. Segundo o Ge, porém, o clube de Erechim estuda sua devolução ao Juventude.
Victor Ramos – Chapecoense – 34 anos
O atleta está normalmente no elenco da Chapecoense. Disputou seis jogos desde que voltou à equipe em março e atuou normalmente contra o Novorizontino, no sábado (6), pela Série B.
Joseph – Betim – 28 anos
O jogador foi afastado pelo Tombense, seu ex-clube, e mesmo envolvido no caso foi contratado pelo Betim, do Campeonato Mineiro Série A2, tendo atuado regularmente.
Mateusinho – Cuiabá – 24 anos
O atleta tem atuado de forma regular pelo Cuiabá, com 21 jogos disputados. Vinha como titular até domingo (7), quando enfrentou o América-MG.
Allan Godói – Operário – 30 anos
O zagueiro ainda não estreou pelo Operário, mas vale destacar que o clube o anunciou em 11 de abril, quando ele já havia sido indiciado pelo MP-GO.
Paulo Sérgio – Operário – 34 anos
Réu, o defensor seguiu no elenco do time paranaense mesmo após o início da operação. Entrou em campo no dia 4 de maio, pela Série C.
Ygor Catatau – Sepahan (IRN) – 27 anos
Saiu do Sampaio Corrêa no fim de 2022 e foi para o Irã. Tem oito partidas pelo clube asiático e segue no plantel.
Gabriel Domingos – Sem clube – 22 anos
O jogador estava no Vila Nova até março, quando foi desligado do elenco da equipe. Seu último jogo foi em fevereiro, pela Copa Verde.