Iryna Shymanovich avança em Roland Garros e alcança melhor marca da carreira
Tenista bielorrussa segue no torneio francês após vitória na primeira rodada
Neste domingo (28), Iryna Shymanovich fez sua estreia em Roland Garros, seu primeiro Grand Slam da carreira e avança para a 2ª rodada da competição após vencer a húngara Panna Udvardy, atual 95ª do ranking da WTA.
A bielorrussa, atleta da Rio Tennis Academy, venceu o confronto de virada por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (6/8), 6/3 e 6/1.
A marca importante, afinal além de estar disputando um torneio dessa dimensão, Iryna teve sua primeira vitória contra uma tenista do Top 100 mundial.
Sua adversária na segunda rodada será sua compatriota Aryna Sabalenka que venceu o campeã Australian Open e o WTA 1000 de Madrid (ESP) em 2023.
Iryna Shymanovich assume nervosismo e celebra vitória
Atual número 213 do ranking a tenista teve que superar o qualificatório para garantir vaga na chave principal.
Após a partida, que teve 2h15 de duração, Iryna comentou sua atuação na primeira rodada do torneio.
“É incrível ter a primeira vitória na chave principal de um Grand Slam”, vibrou Iryna: Foi uma partida boa. Foi emocional, nervosismo, primeira vez na chave principal de um Grand Slam. O primeiro set eu estava meio travada, quando se fica assim você não joga relaxada. No segundo e terceiro sets eu falei a mim mesma ‘bem, vamos para bola, você tem nível’. E fui para as bolas e foi bom”.
Momento da carreira
A tenista se destacou no começo da sua carreira, chegando a ser a número dois do mundo no juvenil, mas sofreu com lesões em seus primeiros anos como profissional.
Agora recuperada, ela celebra seu momento e sucesso recente.
“Sinto que estou no lugar certo. Estive fora desse mundo (Grand Slams) por alguns anos e agora estou de volta. Não quero parar por aqui. Estou pronta para ir adiante”.
Expectativa da tenista para confronto contra Aryna Sabalenka: “vou para cima, não tenho nada a perder”
Iryna Shymanovich terá outro desafio complicado para seguir em Roland Garros. Isso porque ela terá como adversária a também bielorrussa Aryna Sabalenka, atual número dois do mundo, em confronto que irá acontecer na próxima terça-feira (30), ou quarta-feira (31).
Mas apesar de reconhecer a dificuldade, Iryna espera fazer uma boa partida.
“Vou para cima, não tenho nada a perder. Será uma grande partida contra uma grande jogadora e em uma quadra grande. Vou curtir cada segundo que estiver na quadra. Algumas jogadoras sonham em estar lá enfrentando uma grande jogadora. Estou empolgada”, finalizou a tenista.