Pep Guardiola é um dos melhores técnicos do mundo, espanhol deu uma entrevista à ESPN. O espanhol que está no comando do Manchester City não segurou as críticas e como o país ficou com a imagem prejudicada após mais um caso de racismo contra Vinícius Júnior.
Declarações de Pep Guardiola sobre racismo
Em entrevista, o técnico espanhol de 52 anos afirmou que o caso de racismo não é uma questão isolada na Espanha e nem no mundo: “porque acontece em todo lugar. Este mundo é racista. Somos criados ouvindo que somos melhores, e os outros que estão ao lado são um desastre. A Espanha é um país com uma diversidade cultural tão rica, um país de quatro línguas, mas parece que só existe o castelhano. Basco, galego, catalão”.
Além disso, detalhou a sua opinião: “então, se partirmos desta base (não respeito dentro da Espanha), temos feminismo, machismo, racismo pela cor da pele. Todos nós viemos de nossos ancestrais, que tiveram que emigrar, que foram acolhidos por diferentes países, para poder constituir família para poder voltar”.
Opinião sobre Vinícius Júnior e o caso de racismo
Na entrevista à ESPN, foi questionado sobre se o caso de Vinícius Júnior seria um possível momento de mudança, afirmou: “sim, claro. Porque na Inglaterra tomam as medidas, quando se vê na televisão, não entra mais (no estádio). Na Espanha, ainda há manifestações fascistas. Há manifestações ligadas ao ditador Franco e não acontece nada. Se isso pode acontecer, imagine… Eu admiro o Vinícius neste caso por ter dado um passo para todos (contra o racismo). Temos muito que pedir perdão aos negros pelo que a humanidade lhes fez durante séculos”.