O clube conquistou o primeiro Italiano desde a era Maradona
No entanto, dezenas de foliões ficaram feridos em comemorações na cidade, além de um homem de 26 anos que veio a falecer, depois de ser ferido a tiros, segundo autoridades locais.
Assim, a festa foi para as ruas e foi marcada por fogos de artifício, sinalizadores e barulho de buzinas, começando na quinta-feira à noite, depois que o Napoli garantiu o título do “Scudetto” no empate de 1 x 1 com a Udinese.
“Mesmo quem não acompanha futebol saiu para comemorar. Não sou torcedor, mas saí à rua pelo sentimento de pertencimento a esta cidade maravilhosa, que tem tanto a oferecer”, disse um morador de Nápoles, à Reuters TV.
Serviços de emergência tiveram muito trabalho
Portanto, a grande festa trouxe consequências, com as autoridades de saúde de Nápoles informando que mais de 200 pessoas utilizaram os serviços de emergência durante a noite.
Dessa maneira, foram mais de 20 pessoas com ferimentos graves, classificados como “nível vermelho”, e ainda mais de 70 em condições graves de “nível amarelo”, mas nesse caso sem risco de vida.
A porta-voz do serviço de saúde da cidade de Nápoles, Anna Tagliaferri, disse que o número não é tão alto, com qualquer um dos maiores hospitais de Nápoles lidando rotineiramente com até 200 casos de pronto-socorro em um dia “normal”.
O fato mais triste foi a morte de um homem, que morreu em um tiroteio, mas as autoridades disseram que isso seria um acerto de contas, dentro da máfia local da Camorra.
Ainda, o prefeito de Nápoles, Claudio Palomba, disse à RAI, que o incidente “não teve nada a ver com as comemorações (do futebol)”.
Napoli ressurge no cenário nacional
Enfim, muitos torcedores do Napoli ‘enxergam’ o título do clube, que chegou com cinco jogos de antecedência, como um sinal do renascimento do empobrecido sul da Itália, após décadas de domínio do norte.
“Um Scudetto ganho pelo Napoli não é como um Scudetto ganho por qualquer outro time”, disse Roberto Saviano, escritor e torcedor do clube.
Já a primeira-ministra Giorgia Meloni juntou-se ao coro de parabéns ao Napoli, que havia conquistado dois títulos anteriores (1987 e 1990), à época sob a liderança do argentino Diego Maradona.
“Trinta e três anos após o último Scudetto, o Napoli está de volta como campeão da Itália. Parabéns a toda a equipe, ao técnico Spalletti e a todo o clube por todos os seus esforços e por este merecido resultado”, exaltou Giorgia.
Por fim, a equipe do treinador Luciano Spalletti deve receber as boas-vindas de heróis em seu retorno de Udine ainda hoje e também na partida de domingo contra a Fiorentina.