Corinthians sofre menos gols e marca mais com Róger Guedes e Yuri Alberto em campo, aponta site
Técnico do Timão mudou o ataque na última partida, contra o Fortaleza
O Corinthians iniciou na última semana um novo ciclo, com um novo treinador. O experiente Vanderlei Luxemburgo chegou para substituir Cuca, que dirigiu a equipe em apenas duas partidas.
Luxa, então, estreou com derrota para o del Valle, na Libertadores, e depois empatou em casa com o Fortaleza, pelo Brasileirão.
Neste jogo, contra o Fortaleza, que aconteceu na última segunda (08), o treinador surpreendeu e sacou Yuri Alberto do time titular. Além disso, colocou Róger Guedes de centroavante.
E uma das justificativas de Luxemburgo para essas mudanças no ataque, era o fator “marcação”. Ele entende que, com Róger Guedes e Yuri Alberto juntos, o time pressiona menos na marcação, deixando a defesa mais exposta.
Então, além de sacar Yuri, Luxa sacou Róger da beirada do campo, escalando Pedro e depois Biro, justificando justamente a recomposição desses jogadores em um setor que pede uma melhor recomposição.
Mas, de acordo com levantamento feito pelo “Meu Timão”, os números da equipe são melhores quando a dupla joga juntos. Inclusive, em número de gols sofridos.
Desde que Yuri Alberto e Róger Guedes fazem parte do elenco corintiano, o Timão fez 51 jogos, com 65 gols marcados (média de 1,28 por jogo) e 55 gols sofridos (média de 1,08 por jogo). Além de 21 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, o que da um aproveitamento total de aproximadamente 50%.
Com Róger Guedes e Yuri Alberto de titulares, o Corinthians disputou 36 partidas, marcando 56 gols (1,56 por jogo) e sofrendo 35 tentos (0,97 por jogo). Ou seja, a média de gols com os dois juntos sobe cerca de 21%, enquanto a de gols sofridos tem uma queda de cerca de 10%.
Com a dupla de titular, foram 16 vitórias, 13 empates e sete derrotas. O que da um aproveitamento de mais de 56%, ou seja, também tem um salto positivo.
Números do ataque do Corinthians nesta temporada
Se pegarmos um recorte mais recente, apenas de 2023, também o aproveitamento do Corinthians com a dupla sobe, em todos os quesitos.
Esse ano, o Timão disputou 22 jogos, com nove vitórias, seis empates e sete derrotas, o que da um aproveitamento de exatamente 50%. Em relação aos gols, foram 31 marcados (1,41 por jogo) e 23 sofridos (1,05 por jogo).
Já contando as partidas em que Róger e Yuri foram titulares juntos, são 17 jogos no ano, com 28 gols marcados (1,65 por jogo) e 17 sofridos (1 por jogo). Ou seja, o ataque melhora 17% em média, enquanto a defesa melhora em 4%.
Com a dupla em 2023, foram oito vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas. O que da um aproveitamento de mais de 56%.