Flamengo e Fluminense nunca se enfrentaram na história da Copa do Brasil
Esse será o primeiro confronto entre os tradicionais rivais pela Copa do Brasil; embate tem clima de revanche
Esse será o primeiro confronto entre os tradicionais rivais pela Copa do Brasil; embate tem clima de revanche
Fluminense e Flamengo se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023, nesta terça-feira (16). Em momentos opostos, os rivais entram em campo às 21h, no Maracanã, com o Flu como mandante.
O Tricolor está embalado pelo bom momento sob o comando de Fernando Diniz e vive em clima de lua de mel com sua torcida. Enquanto isto, o Rubro-Negro passa pela a adaptação pós-chegada do novo comandante, o argentino Jorge Sampaoli e os resultados não tem agradado a torcida.
Ambos os cariocas venceram seus primeiros desafios pela Copa do Brasil, após entrarem já na terceira fase da competição. Assim, o Fluminense derrotou o Paysandu sem dificuldades nos dois jogos, enquanto Flamengo sofreu no primeiro jogo contra o Maringá, mas goleou o adversário no Maracanã.
Embate histórico na Copa do Brasil
Apesar de já terem se enfrentado este ano pelo Campeonato Carioca, pode-se dizer que o duelo na Copa do Brasil será o mais importante e marcante entre os rivais até aqui neste ano.
Isto porque o clássico é histórico por si só para a competição, visto que será a primeira vez que Flamengo e Fluminense se enfrentam pela Copa do Brasil.
Tal situação pode ser considerada inusitada, visto que até mesmo em duelos “continentais” a dupla Fla-Flu já se enfrentou duas vezes. Nas ocasiões, ambas pela Copa Sul-Americana, o Tricolor levou a melhor após dois empates na fase classificatória em 2009 e o Rubro-Negro se avançou para as semifinais da competição em 2017, após vencer então o rival por 4 a 3 no agregado.
Clima de revanche
Esse será o primeiro encontro entre as equipes após o título carioca do Fluminense deste ano. Na ocasião, o Flamengo perdeu por 4 a 1 no segundo jogo da final da competição.
Dessa forma, o clima da partida de amanhã para a torcida rubro-negra é de revanche contra o rival, que tem sido uma “pedra no sapato” do Fla nos últimos anos.
No entanto, a diretoria rubro-negra vem tentando diminuir este peso, como pôde ser observado desde o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil.
“Não tem essa de troco. O Flamengo, desde 2019, fez bons campeonatos. Duas vezes campeão da Libertadores, duas do Brasileiro, atual campeão da Copa do Brasil, da Libertadores […] (O Fluminense) É um grande adversário. Um clássico duro, bem equilibrado”, minimizou o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, ao ser perguntado sobre o confronto.
Por fim, confira abaixo como foi o último FlaFlu, válido pela final do Campeonato Carioca, em abril deste ano: