O esquema de manipulação esportiva de jogos no Brasil vem gerando muita repercussão nos últimos dias. A matéria da revista Veja trouxe nomes e detalhes de jogadores que forçariam cartões visando favorecer apostadores esportivos.
Mas esse cenário vem ganhando uma proporção ainda maior, com outros atletas sendo citados. Porém existe um outro problema nessa situação, relacionado a especulação de outros profissionais envolvidos.
Matéria do jornal O Globo informou que oito atletas da equipe carioca estariam envolvidos no esquema de fraude, mas até o momento nenhum nome de jogador ligado ao Fogão foi citado.
Essa questão motivou uma nota oficial do clube, pedindo para que a mídia tenha “responsabilidade” ao divulgar “qualquer notícia sobre as investigações”.
Além disso, a nota cita o fato de que existem equipes homônimas em outros estados, de forma que não se sabe se os jogadores investigados eram do clube carioca.
Confira a nota do Botafogo na íntegra abaixo
“É preciso ter muita responsabilidade com qualquer notícia envolvendo as investigações do MPGO. Pedimos isso a todos os jornalistas e formadores de opinião. No material apresentado como base para o processo não citam nomes de atletas, não se sabe se é o Botafogo ou homônimo de outro estado e não podemos aceitar que julguem os nossos jogadores a partir de uma pessoa que está longe de ser qualquer exemplo de credibilidade para alguém. É preciso agir com serenidade, aguardar as investigações, apoiá-la e tomar providências caso necessário.
O Botafogo tem como pilar básico a ética profissional e não abre mão disso como propósito. E pede a todos os envolvidos com o futebol brasileiro que ajam da mesma forma. Cabe frisar que o Clube repudia toda e qualquer prática de manipulação de apostas esportivas, bem como apoia e se coloca à disposição para auxiliar nas investigações promovidas pelo Ministério Público de Goiás com o objetivo de combater esta prática, que fere os princípios éticos e profissionais do desporto”.
Mais informações do caso
Apesar do parecer do Botafogo, a reportagem do jornal O Globo cita que tudo leva a crer que sejam atletas da equipe carioca. Isso porque o contexto das conversas deixa a entender que sejam resultados da Série A do Brasileirão em 2022. Esse fato excluiria a possibilidade de serem jogadores do Botafogo-SP ou Botafogo-PB, que disputaram a Série C.
Por outro lado, as investigações do Ministério Público identificaram supostas irregularidades em duelos da primeira e segunda divisão na última temporada e em estaduais desse ano.