Artilheiros em Flamengo e Fluminense, Cano x Pedro resgatam disputa de “Rei do Rio”
Goleadores da dupla Fla-Flu disputam a artilharia do futebol nacional e resgatam a tradicional rivalidade do futebol carioca.
Após a goleada do Flamengo sobre o Maringá pela Copa do Brasil, com quatro gols marcados, Pedro ultrapassou o artilheiro tricolor e iniciou um duelo que promete agitar a temporada de 2023. Atualmente, o goleador rubro-negro tem 21 gols, enquanto o artilheiro tricolor balançou as redes 20 vezes.
O confronto entre o atacante argentino e o brasileiro resgata a tradição dos grandes goleadores dos clubes cariocas na década de 1990, quando disputavam o título de “Rei do Rio”, termo popularizado pela imprensa e alimentado pelos próprios jogadores.
Como surgiu o título de “Rei do Rio”?
Durante a década de 1990, os clubes cariocas contaram com grandes goleadores em seus times, como Romário, Renato Gaúcho, Túlio Maravilha e Valdir Bigode, que disputavam o título de “Rei do Rio”. Esse termo foi amplamente explorado pela imprensa e também utilizado pelos próprios artilheiros, em tom de brincadeira e provocação.
Um dos grandes momentos dessa disputa aconteceu em 1995, quando o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca com o folclórico gol de barriga de Renato Gaúcho. O jogador chegou a se vestir como um rei para uma reportagem, provocando os rivais.
A disputa agora é nacional
O título de “Rei do Rio” sempre foi abordado no contexto regional e os duelos eram pela artilharia do Campeonato Carioca, em uma época em que os estaduais tinham mais relevância do que hoje. Com a consolidação dos pontos corridos e a nacionalização da cobertura esportiva, a disputa entre os artilheiros Rio de Janeiro agora repercute em todo o país.
Além da disputa pela em terras cariocas, os Cano e Pedro disputam a artilharia do futebol brasileiro em 2023:
Quais são os próximos capítulos da disputa Cano x Pedro?
A disputa Cano x Pedro pode ganhar novos capítulos nos próximos dias, pois Flamengo e Fluminense têm jogos importantes pelo Brasileirão e Libertadores. No meio de semana, a dupla encara desafios difíceis pela Libertadores. Na terça, o Fluminense recebe o multicampeão River Plate no Maracanã. No quinta, o Flamengo vai até Avellaneda enfrentar o tradicional Racing.
No Brasileirão, as duas equipes vêm de derrotas e precisam de seus artilheiros para recuperar o fôlego na competição nacional. No sábado, o Tricolor joga o clássico carioca contra o Vasco, enquanto o Flamengo vai até Curitiba para enfrentar o Athletico no domingo.
Para aquecer ainda mais essa disputa, o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil nos brindou com um Fla-Flu, cheio de ingredientes para apimentar ainda mais a rivalidade. Além da disputa dos artilheiros, recentemente o Fluminense goleou o Flamengo na final do Campeonato Carioca e vem sendo pedra no sapato rubro-negro nos últimos anos.