Nessa quarta-feira, o Manchester City de Pep Guardiola volta a campo na Premier League contra o Brighton, uma das grandes surpresas dessa temporada na Inglaterra. O time inglês já é o campeão antecipado dessa edição da competição e não tem nada a ganhar com a partida.
Por outro lado, o Brighton continua na briga pelas vagas para as competições europeias, disputando rodada a rodada com Tottenham e Aston Villa a sexta colocação, que classifica para a Europa League. Lembrando que o Liverpool também estaria nesse momento se classificando para a Liga Europa, já que o quinto lugar também dá uma vaga.
Às vésperas do enfrentamento contra o Brighton, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, falou sobre o técnico da equipe adversária, elogiando muito italiano Roberto De Zerbi:
“De Zerbi é um dos treinadores mais influentes dos últimos 20 anos. Não há equipe que jogue como o Brighton joga, é única”, afirmou Guardiola nessa terça-feira.
Treinador adversário do Manchester City criou estilo de jogo diferenciado
O Brighton impressionou nessa temporada. Após a saída de Graham Potter, a expectativa é que o time caísse de rendimento. Entretanto, o que acabou por acontecer é que a equipe manteve a mesma qualidade de jogo, senão melhor do que vinha desempenhando.
O estilo de jogo dos Seagulls envolve a valorização da posse de bola e passes muito rápidos. Foi dessa forma que o time conseguiu chegar até a sexta colocação da competição e se tornar uma ameaça real para os gigantes da Premier League.
“Tive a sensação de que, quando ele chegou, o impacto que teria na Premier League seria grande – não esperava que o fizesse neste curto espaço de tempo. Ele cria 20 ou 25 chances por jogo, muito melhor do que a maioria dos adversários. Ele monopoliza a bola como não acontecia há muito tempo”, falou ainda Pep Guardiola.
O treinador veio para o Brighton após fazer sucesso com o Sassuolo, tendo saída para treinar o Shakhtar Donetsk. De Zerbi acabou deixando o time ucraniano após o início da guerra com a Rússia.