O desabafo do comentarista Pedrinho contra parte da imprensa por conta de críticas pesadas feitas a jogadores e treinadores ganhou o apoio e o elogio de ninguém menos que Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.
Pedrinho lembrou as críticas feitas ao Botafogo e especialmente ao técnico Luís Castro, que após um início de ano ruim, tem respondido no Brasileirão. O Glorioso é o líder da competição com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas.
Abel Ferreira compartilhou o desabafo de Pedrinho na íntegra em seu Instagram e reforçou o que foi dito:
“Respeito e empatia caminham de mãos dadas.”
Veja o desabafo de Pedrinho, elogiado por Abel, no Troca de Passes, do Sportv
“A crítica respeitosa no início da temporada era válida, porque o time não estava jogando bem. Você acha que o Luís Castro é Botafogo? Ele está no Botafogo, mas o respeito que ele tem pela instituição é muito maior do que as pessoas que vivem aqui no Brasil, que não são Botafogo, mas que conhecem a história. Isso que me impressiona. Aqui vamos acertar e errar como crítico, e nosso trabalho ainda é mais fácil, porque somos engenheiros de obra pronta, já aconteceu e a gente avalia. Não dá para desvincular”, disse Pedrinho, que lembrou que colegas da imprensa usam “termos horríveis” para falar sobre alguns profissionais do futebol.
“Quando você usa termos horríveis para direcionar para um time, não venha me falar que você está falando do time e não da instituição, não tem como o torcedor não se ofender. O Botafogo é um time gigantesco, de uma representatividade enorme, que teve um dos maiores jogadores da história. Estamos vivendo um momento de rede social que todo mundo quer like… Isso me irrita muito.”
Pedrinho ainda questionou as críticas de colegas da imprensa e levantou a teoria de um hipotético programa em que jogadores criticassem comentaristas.
“Já imaginou se tivesse um programa onde os atletas comentassem os comentaristas e falassem da gente os termos que muitos comentaristas usam? E os filhos desses comentaristas escutando o que os caras estão falando? Imagina que tua crítica seja teu filho que esteja ouvindo, ou o que você gostaria que seu filho ouvisse. Aí você teria respeito para criticar”, apontou o comentarista do Sportv.
“A televisão e algumas plataformas digitais estão passando do limite. E a grande massa é influenciada e incentivada pelo que nós falamos. Então, peço responsabilidade para as pessoas que trabalham na televisão, o que estão falando de jogadores, dirigentes e treinadores.”