Vítor Pereira, Jorge Jesus e mais: relembre os técnicos do Flamengo nos últimos 5 anos
Veja como foram as passagens dos comandantes e por onde andam
No final da manhã desta terça-feira (11), o Flamengo informou a saída do treinador Vítor Pereira. Com uma sequência de resultados negativos, sobretudo nas últimas finais disputadas, o português não resistiu no cargo.
O Torcedores.com relembra como foi o desempenho dos treinadores flamenguistas desde 2018. Veja!
Paulo César Carpegiani – 2018
Assumiu o time carioca após a saída de Reinaldo Rueda, para a seleção o Chile. Apesar de já contar com um investimento considerável, o elenco Rubro-Negro não vingou sob as mãos do comandante que deixou a equipe com apenas três meses de trabalho. Seu último clube foi o Vitória, no mesmo ano.
Maurício Barbieri – 2018
Após tentativas frustradas com nomes experientes incluindo Muricy Ramalho, Rueda e o próprio Carpegiani, a diretoria apostou no jovem Maurício Barbieri. O início ainda encantou parte da torcida, com o Flamengo disputando o Brasileirão contra São Paulo, Internacional, e Palmeiras, o último campeão. As atuações sobretudo de Lucas Paquetá ficaram marcadas.
No entanto, os cariocas perderam força e acabaram demitindo o treinador. Curiosamente, Barbieri dirige o rival Vasco da Gama, atualmente.
Dorival Júnior – 2018
Sucessor de Barbieri, Dorival ganhou elogios após uma boa reta final no Brasileirão 2018, terminando em segundo lugar, contudo, acabou deixando a equipe no fim da temporada.
Abel Braga – 2019
A princípio, comandando os flamenguistas no início do ano de 2019, Abel Braga tentou repetir os bons momentos no Rio de Janeiro, quando ainda defendia o Fluminense. Por outro lado, mesmo com grande parte do elenco vitorioso, os resultados não vieram. Dessa forma, deixou o Flamengo com pouco tempo de clube e hoje também trabalha na direção técnica do Vasco.
Jorge Jesus – 2019 e 2020
Para muitos o maior treinador da história do Flamengo. Jorge Jesus assumiu a equipe com a temporada em andamento, todavia, não demorou para dar indícios do seu trabalho. Nesse sentido, JJ montou uma equipe incansável em campo, que roubava a bola com facilidade e jogava no campo adversário, muitas vezes sufocando o rival.
No ano de 2019, conquistou a Copa Libertadores e Brasileirão, com um dos melhores desempenhos já vistos no futebol brasileiro. Ainda conquistaria a Supercopa do Brasil, posteriormente. A diretoria rubro-negra mira um retorno do “mister” em 2023, conforme apurações do Torcedores.com
Domènec Torrent – 2020
Após a saída de Jorge Jesus, os cariocas tentaram outro estrangeiro. Desta vez, Domenec Torrent, menos experiente que JJ. Antigo auxiliar de Pep Guardiola, o francês assumia seu primeiro grande trabalho. Com demonstrações de pouco conhecimento acerca do futebol no Brasil, o comandante não demorou para receber suas primeiras críticas. Além disso, algumas mudanças questionáveis em relação ao time vitorioso no ano anterior, irritaram a torcida.
Rogério Ceni – 2020 e 2021
Considerado um treinador promissor e em grande momento no Fortaleza, Rogério Ceni topou o desafio de assumir o Flamengo em 2020. Naquele ano, o Brasileirão acabou disputado rodada a rodada, com o São Paulo, de Fernando Diniz, perdendo uma vantagem de pontos considerável. O ex-goleiro, corrigiu os problemas defensivos e guiou a equipe ao bicampeonato brasileiro.
Em seguida, ainda seria responsável por bancar o ainda garoto João Gomes na equipe titular, conquistando a Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca 2021. Apesar disso, mesmo com as taças, Ceni não resistiu após resultados negativos na Libertadores e Brasileirão daquele ano.
Renato Gaúcho – 2021
Renato que havia deixado o Grêmio, recusou o convite do Corinthians para assumir o Rubro Negro. No Ninho, o treinador conseguiu um desempenho expressivo em números, vencendo 24 dos 37 jogos, ainda empatou oito vezes, e perdeu apenas cinco. A eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Athletico, bem como o vice da Copa Libertadores pesaram.
Paulo Sousa – 2022
Depois do fracasso com Domènec, o Flamengo apostou novamente em um estrangeiro. Paulo Sousa dirigia a seleção da Polônia quando recebeu uma proposta do ‘Mais Querido’. Assim como o treinador francês, o “mister” também dava indícios que não conhecia todas as peças do grupo. Ao mesmo tempo, o vice-campeonato Carioca contra o Fluminense, gerou uma enorme pressão.
Dorival Júnior – 2022
Quatro anos depois da última passagem, o comandante retornou para guiar um Flamengo que estava completamente perdido com Paulo Sousa. O encaixe rápido, também resultou em títulos, incluindo a Copa Libertadores e Copa do Brasil. Além disso, o treinador conseguiu unir Pedro e Gabriel Barbosa no mesmo ataque, com a dupla marcando gols decisivos naquele ano.
Vítor Pereira -2023
Após uma não renovação com Dorival Júnior que gerou surpresa entre torcedores e imprensa, Marcos Braz e Landim apostaram no português Vítor Pereira. Com um longo currículo na Europa, e vice-campeão da Copa do Brasil, o treinador tinha um alto vencimento. E mesmo com um elenco recheado de grandes nomes, perdeu cinco títulos entre o primeiro e segundo trimestre. A derrota por 4×0 para o Fluminense, no Campeonato Carioca 2023, foi a gota d’água.