O Santos terá uma competição a menos para buscar a classificação na próxima edição da Copa do Brasil. O clube não participará da Copa Paulista de Futebol, competição de segundo semestre organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e que dará vaga para ao torneio.
Nesta segunda-feira (24), a FPF anunciou os 18 times que jogarão a edição 2023 do torneio. O Peixe, que poderia fazer parte da competição por estar nas primeiras divisões do futebol de São Paulo, não quis disputar o torneio e não poderá tentar a vaga para a Copa do Brasil através deste meio.
A COPA PAULISTA 2023 VEM AÍ!
Saiba mais em https://t.co/We0dFyT1Rl!#FutebolPaulista #CopaPaulista pic.twitter.com/T8IpzXnmf6— Paulistão (@Paulistao) April 24, 2023
A má campanha no último Paulistão fez com que os santistas não conseguissem se classificar para a competição nacional através do certame estadual. A partir de 2024, o Campeonato Paulista será o principal torneio classificatório para o mata-mata nacional, com cinco das seis vagas destinadas ao estado de São Paulo pela CBF serem para o Paulistão.
Hoje, Palmeiras, Água Santa, Ituano, Red Bull Bragantino e São Bernardo estariam classificados para a Copa do Brasil, já que tiverem as cinco melhores campanhas do estadual, e ainda há uma vaga na competição através da Copa Paulista, que o Santos não irá disputar. Ainda há, no entanto, duas alternativas para poder conseguir a vaga.
A primeira é a conquistar a Copa do Brasil e um passo para tentar isto será dado na quarta-feira (26), quando o Peixe encara o Botafogo-SP. A outra é a conquista de uma vaga através do Brasileirão, ficando no G-6 e indo à Libertadores, com os times que fecharem nesta zona se classificando direto para a terceira fase.

