O Flamengo espera por um Gustavo Henrique diferente a partir de julho. Emprestado ao Fenerbahçe, da Turquia, o zagueiro irá retornar ao clube com anuência da nova comissão técnica e com o status de reforço de peso para Jorge Sampaoli.
O Torcedores.com apurou que Jorge Sampaoli já sinalizou o desejo de contar com o defensor no elenco, pelo menos, até o fim da atual temporada. O treinador o comandou no Santos em 2019, quando viveu o melhor momento da carreira antes de se transferir para o Flamengo.
O contrato do atleta com o clube turco termina no dia 30 de junho, mas dificilmente seguirá no futebol europeu. Isso porque, Fenerbahçe ainda não procurou a diretoria rubro-negra para efetuar a compra dos direitos econômicos.
O acordo entre os clubes prevê a aquisição por 1,3 milhão de euros (R$ 7 milhões, na cotação atual). Vale ressaltar que o Fenerbahçe empenhou o mesmo valor para contratá-lo por empréstimo em agosto de 2022.
Ainda segundo apurou a reportagem, a saída em definitivo do jogador era considerada uma possibilidade real. Isso porque, Vítor Pereira, ex-técnico do Flamengo, já tinha comunicado a diretoria de que não desejava contar com Gustavo Henrique a partir de julho.
Apesar do Centro de Inteligência de Mercado do Flamengo (CIM FLA) apresentar números expressivos da passagem do jogador pela Europa, Vítor Pereira recomendou a contratação de outros jogadores para a posição, o que foi negado pelo vice-presidente de futebol Marco Braz.
Segunda chance para se firmar no Flamengo
Reserva na maior parte da sua trajetória no Flamengo, Gustavo Henrique integrou o elenco nas conquistas da Recopa Sul-Americana (2020), Recopa Sul-Americana (2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Campeonato Brasileiro (2020) e Campeonato Carioca (2020 e 2021).
No entanto, ele foi liberado para acertar com o Fenerbahçe após pedido do técnico Jorge Jesus. Afinal, o zagueiro perdeu espaço no elenco rubro-negro com as chegadas de David Luiz, Fabrício Bruno e Pablo.
Se o objetivo na Europa era colocá-lo na vitrine do mercado da bola, de certo. Gustavo Henrique disputou 23 partidas, 20 como titular, marcou 3 gols, fez 1 assistência, e ficou 1758 minutos em campo.
Em alta no futebol turco, o Besiktas está monitorando a situação do jogador. Na última semana, conforme informou o Torcedores.com, o rival do Fenerbahçe demonstrou interesse em adquirir parte do passe do zagueiro.