Guia da Libertadores 2023: grupos, favoritos, informações e onde assistir
Libertadores começa nesta semana com Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Fluminense e Athletico em busca do título
Libertadores começa nesta semana com Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Fluminense e Athletico em busca do título
A partir desta terça-feira (4), as 32 equipes classificadas à fase de grupos da Conmebol Libertadores iniciarão a disputa por vagas no mata-mata com a primeira rodada da competição continental.
As equipes brasileiras (Flamengo, Palmeiras, Athletico, Atlético-MG, Internacional, Corinthians e Fluminense) mais uma vez são vistas como favoritas para a conquista do título da Libertadores.
No entanto, alguns adversários sul-americanos como River Plate, Independiente del Valle, Atlético Nacional e Boca Juniors, dentre outros, buscam surpreender para interromper a hegemonia brasileira.
Para comemorar o início da fase de grupos da Conmebol Libertadores, o Torcedores.com preparou um guia especial com informações de todas as equipes participantes.
GRUPO A
Fundação: 14 de novembro de 1895
Estádio: Maracanã (78.838)
Campanha em 2022 na liga: 5º lugar
Entrando na competição como atual campeão, o Flamengo certamente inicia a sua caminhada nesta Conmebol Libertadores como um dos grandes favoritos à conquista do título em 2023 graças à força de seu elenco, um dos mais qualificados do futebol das Américas.
No Brasileirão Série A, a campanha acabou sendo decepcionante com um quinto lugar, mas o torcedor festejou a reta final da temporada com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, sob comando técnico de Dorival Júnior.
Porém, o 2023 do Flamengo é diferente e com mudanças dentro das quatro linhas. O técnico Vítor Pereira assumiu o comando buscando tornar o rubro-negro uma equipe mais arrumada taticamente, realizando trocas e buscando alternativas.
O início foi decepcionante sem os títulos da Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e até mesmo a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Contudo, o treinador parece estar vivendo dias melhores, com atuações coletivas mais bem ajustadas nos últimos jogos, o encaminhamento do título do estadual e as grandes atuações de Ayrton Lucas.
Com exceção do Racing, tudo indica que o Flamengo terá uma passagem muito tranquila pela fase de grupos da Conmebol Libertadores, sem nenhum problema para buscar a classificação às oitavas.
Time escalado contra o Fluminense no dia 01/04/2023 (3-4-2-1): Santos; Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira; Varela, Gerson, Thiago Maia, Ayrton Lucas; Matheus França, Everton; Pedro. Técnico: Vítor Pereira
Fundação: 25 de março de 1903
Estádio: Presidente Perón
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
O principal adversário rubro-negro nesta fase de grupos certamente será o Racing. A equipe argentina comandada pelo técnico Fernando Gago fechou a temporada 2022 da Superliga Argentina como vice-campeão, disputando até a última rodada o título contra o Boca Juniors, que segue vivendo momento de transição.
O Racing começará a Libertadores vivendo um momento positivo com quatro vitórias nos últimos cinco jogos pela Superliga Argentina contra Lanús, Sarmiento, Union e Huracan. Após nove jogos, são 17 pontos conquistados, atrás de San Lorenzo (17) e River Plate (21).
A equipe de Fernando Gago tem como principais triunfos o excelente aproveitamento de finalizações em longa distância, criando oportunidades perigosas fora da área. A equipe também é notabilizada pelos contra-ataques em toques curtos, buscando principalmente o lado esquerdo. No entanto, as transições defensivas e os duelos aéreos são pontos frágeis consideráveis.
Matías Rojas é o principal jogador do Racing atualmente, com cinco gols em oito jogos na temporada. Outros destaques são Jonathan Galván e Gonzalo Piovi.
Time-base (4-3-3): G.Arias; F.Mura, L.Sigali, G.Piovi, G.Rojas; J.Nardoni, A.Moreno, J.Gómez; M.Rojas, M.Romero, J.Carbonero. Técnico: Fernando Gago
Fundação: 5 de fevereiro de 1945
Estádio: Gonzalo Pozo Ripalda (22.00)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
Equipe estreante em Conmebol Libertadores, o surpreendente Aucas conseguiu finalizar a primeira etapa do Campeonato Equatoriano com 56 pontos conquistados, mesma pontuação de Universidad Católica e Indpendiente del Valle, mas sobressaindo-se nos critérios de desempate.
O experiente técnico César Farías retornou ao futebol de clubes após passagem pela seleção boliviana entre maio de 2018 à março de 2022, sendo dispensado após não conseguir vaga na Copa do Mundo Catar 2022.
Grande parte do sucesso ocorreu graças à Francisco Fydriszewski, que marcou 25 gols na temporada anterior do campeonato. Para a sorte do Flamengo, o atacante foi vendido ao Barcelona-EQU. Farias gosta de utilizar principalmente a formação 4-4-2, mas nesta temporada, tem buscado mais a formação de três atacantes (3-4-3).
Time-base (3-1-4-2): Damián Frascarelli; Luis Cangá, Jhonny Quinonez, Carlos Cuero; Pedro Perlazza, Edison Caicedo, Luis Romero, MichaelCarcelén; Luis Cano, Jhon Cifuente, Erick Castillo. Técnico: Cesar Farías
Fundação: 19 de agosto de 1916
Estádio: Gonzalo Pozo Ripalda (22.00)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
Uma das maiores surpresas do futebol sul-americano é a presença do estreante Ñublense na fase de grupos da Conmebol Libertadores. A equipe comandada por Jaime Garcia garantiu vaga direta após fechar a temporada 2022 do Campeonato Chileno como vice-campeão.
No entanto, o Ñublense possui uma fragilidade considerável no sistema defensivo e deve oferecer muito pouca resistência contra os ataques de Flamengo e Racing. Tudo indica que Ñublense e Aucas disputarão o terceiro colocado pelos playoffs na Sul-Americana.
Além disso, o Ñublense não consegue repetir a boa campanha de 2022, com apenas 11 pontos em 9 jogos, em 9º lugar, na atual temporada.
Atualmente, o principal jogador do elenco é o zagueiro Rafael Caroca, chileno de 33 anos que se destaca principalmente pelas interceptações de jogadas e duelos na marcação. Defensivamente, foi o melhor jogador do último Campeonato Chileno. Caroca também atua como meia de ligação.
No ataque, o maior destaque é o atacante Patricio Rubio, que possui como principal qualidade a presença constante no terço final do campo pelos lados, atacando o espaço. No entanto, possui fragilidade no controle da posse de bola.
Time-base (3-1-4-2): Nicola Pérez; Bernardo Cerezo, Rafael Caroca, Lucas Abascia, Jovany Campusano; Bayron Oyarzo, Manuel Rivera, Lorenzo Reyes, Alex Valdes; Patricio Rubio, Juan Leiva. Técnico: Jaime Garcia
GRUPO B
Fundação: 3 de abril de 1909
Estádio: Beira-Rio (50.842)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
O Internacional conseguiu escapar de maiores problemas no sorteio da Conmebol Libertadores, sendo apontado por muitos como o brasileiro com o caminho mais tranquilo na fase de grupos.
No entanto, a equipe de Mano Menezes ainda não conseguiu engrenar nenhum momento positivo na atual temporada ao não demonstrar a solidez que demonstrou durante o segundo semestre de 2022.
Em pleno Beira-Rio, o Internacional não conseguiu superar o Caxias e perdeu a oportunidade de medir forças contra o rival Grêmio na grande decisão do Campeonato Gaúcho após empata por 1 a 1 e eliminação nos pênaltis.
Mesmo assim, a fragilidade técnica dos adversários (incluindo o campeão Nacional) não deve apresentar grandes problemas para o Colorado buscar sua vaga nas oitavas de final da Libertadores.
Time-base (4-3-3): Keiller; Fabrício Bustos, Gabriel Mercado, Vitão, Thauan Lara; Gabriel Baralhas, Alan Patrick, Carlos De Pena; Maurício, Luiz Adriano, Wanderson. Técnico: Mano Menezes
Fundação: 14 de maio de 1899
Estádio: Gran Parque Central (34.000)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
Em relação à tradição e história, o Nacional certamente será o adversário de maior preocupação para o Internacional. No entanto, a equipe uruguaia vive anos de instabilidade alternando momentos positivos no futebol doméstico e negativos em competições internacionais.
A equipe comandada por Álvaro Gutierrez conquistou o título do Campeonato Uruguaio na última temporada com 34 pontos após 15 jogos, à frente do River Plate (30). No entanto, a equipe está apenas em quarto lugar com 15 pontos na atual temporada do Apertura, sem engatar uma sequência positiva de vitórias.
O Nacional tem como principais jogadores os atacantes Ignacio Ramírez e Emmanuel Gigliotti, argentino de 35 anos. Porém, a falta de disciplina dos jogadores com 31 cartões amarelos em nove jogos chama atenção, além da fragilidade nas transições defensivas.
Time-base (4-2-3-1): Sergio Rochet, Leandro Lozano, Fabián Noguera, Marcos Montiel, Camilo Cândido; Yonathan Rodríguez, Diego Rodríguez; Diego Zabala, Gastón Pereiro, Franco Fagúndez; Federico Martínez. Técnico: Alvaro Gutierrez
Fundação: 14 de abril de 1914
Estádio: Atanasio Girardot (44.739)
Campanha em 2022 na liga: 4º lugar
O Internacional conseguiu ter uma sorte no sorteio com a presença do Independiente Medellín em seu grupo na Libertadores. Esta afirmação ocorre pelo fato da equipe colombiana ter sofrido muito com algumas saídas importantes nas última janela de transferências.
Os meias Andrés Ricaurte e Daniel Torres são os principais jogadores na atual temporada, com Luciano Pons sendo a principal referência ofensiva. O atacante possui como principal qualidade a habilidade de segurar a bola e ocupar espaços discretamente, mas é frágil na qualidade dos passes.
Os 11 gols marcados e 11 gols sofridos na atual temporada, além do baixo aproveitamento em passes no campo ofensivo (75.1%) entregam a fragilidade técnica. Na atual temporada, o Independiente Medellín ocupa apenas a 11ª colocação do Campeonato Colombiano, com 13 pontos após 11 jogos conquistados, fora da zona de classificação à próxima fase.
Time-base (4-2-3-1): Andrés Mosquera, Jordy Ararat, Victor Moreno, Andrés Cadavid, Daniel Londoño; Daniel Torres, Jaime Alvarado; Emerson Batalla, Miguel Monsalve, Ever Valencia; Luciano Pons. Técnico: David González
Fundação: 2 de agosto de 2011
Estádio: Olimpico de la UCV (23.940)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
O Metropolitanos é uma das equipes mais recentes do futebol sul-americano com fundação em 2011 e foco em desenvolver jovens promessas. Na temporada passada, conseguiu desafiar o Zamora até a última rodada e quase conquistou o título com 53 pontos após 30 jogos.
Para a sorte do Internacional, jogadores importantes como Carlos Sosa e Facundo Moreira, coração do meio-campo que rendeu ótimos frutos, deixaram a equipe na última janela de transferências e devem facilitar a vida do Colorado nessa fase de grupos da Libertadores.
Na atual temporada, o Metropolitanos vive com uma fragilidade considerável no início, acumulando 7 pontos em sete jogos, ocupando apenas a 10ª colocação no Campeonato Venezuelano de 15 equipes.
Time-base na Sul-Americana (4-2-3-1): Fernando Monetti; Braian Aguirre, Matías Pérez, Diego Braghieri, Alexandro Bernabei; Tomás Belmonte, Nicolás Pasquini; Ángel González, Diego Valeri, Lautaro Acosta; José Aand. Técnico: Jose Maria Morr
GRUPO C
Fundação: 15 de agosto de 1914
Estádio: Allianz Parque (45.000
Campanha em 2022 na liga: Campeão
Diferentemente das edições recentes, o Palmeiras definitivamente não teve a mesma sorte neste sorteio da Conmebol Libertadores e enfrentará dois adversários competitivos nesta fase de grupos, principalmente em relação ao Barcelona-EQU, equipe que costuma demonstrar falhas na organização em momentos importantes, mas sempre oferece risco com a manutenção do trabalho, mesmo que enfrente um momento negativo neste início de temporada.
Mesmo com a invencibilidade desde o início da temporada, o torcedor palmeirense demonstrava preocupação com uma frequência maior da presença do adversário no terço final, oferecendo maiores desafios ao goleiro Weverton.
No último domingo (1), o alviverde foi derrotado pela primeira vez na temporada em decisão contra o Água Santa, por 2 a 1, no jogo de ida das finais do Campeonato Paulista, resultado que deixou Abel Ferreira incomodado com a postura da equipe. Mesmo assim, o Palmeiras segue amplo favorito para fechar a fase de grupos da Conmebol Libertadores em primeiro lugar.
Time-base (4-2-3-1): Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Joaquín Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael; Dudu, Raphael Veiga, Breno Lopes; Rony. Técnico: Abel Ferreira
Fundação: 30 de abril de 1925
Estádio: Monumental Banco Pichincha (60.000)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
Um dos projetos mais bem sucedidos do futebol sul-americano nos últimos anos é o Barcelona de Guayaquill. A equipe equatoriana conquistou o título diante do Aucas e superou também o Del Valle, um dos projetos esportivos de maior sucesso.
A atual temporada do Campeonato Equatoriano possui apenas quatro jogos, com o Barcelona tendo seis pontos somados, atrás de Delfín (7), LDU (7) e do forte Independiente del Valle. A equipe do técnico argentino Fabian Bustos (ex-Santos).
O Barcelona ainda não conseguiu encontrar substituto para o artilheiro Jhon Cifuente, que marcou 15 gols na última temporada doméstica. A segunda referência ofensiva, Gonzalo Mastriani, atacante de 29 anos, assinou com o América-MG. Os atacantes no elenco são Jonathan Bauman, Francisco Fydriszewski e Agustin Rodríguez.
Na última temporada, a equipe equatoriana eliminou o Fluminense nas quartas de final e impediu um Fla-Flu que seria histórico. Na semifinal, o Barcelona-EQU não conseguiu demonstrar competitivade contra o Flamengo, comandado por Dorival Júnior.
Time-base (4-3-1-2): Javier Burrai; Pedro Velasco, Carlos Rodríguez, Luca Sosa, Segundo Portocarrero; Leonai Souza, Fernando Gaibor, Christian Ortiz; Damián Diaz, Francisco Fydriszewski e Jonathan Bauman. Técnico: Fabian Bustos
Fundação: 30 de abril de 1925
Estádio: General Pablo Rojas (45.876)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
Com idade média de 25.3 anos no elenco, o Cerro Porteño garantiu a classificação através da segunda colocação no Campeonato Paraguaio com 50 pontos, atrás apenas do Libertad (57) no Apertura.
Na temporada atual, a equipe comandada pelo técnico Facundo Sava segue competitiva com 17 pontos conquistados em nove jogos disputados, muito perto de ultrapassar o Libertad (22).
Diego Churin foi a principal contratação da equipe, além da chegada de Eduardo Brock, conhecido da torcida do América-MG. No entanto, o brasileiro Marcelo Moreno deixou a equipe na última janela.
Na terceira rodada dos playoffs, o Cerro Porteño superou o Fortaleza com vitórias de 1-0 no Castelão e 2-1 no Pablo Rojas, eliminando a equipe brasileira com atuação dominante no jogo de volta e ótimo encaixe nas transições na primeira partida.
Time-base (3-1-4-2): Jean; Alberto Espinola, Juan Patiño, Piris da Motta, Gabriel Báez; Claudio Aquino, Ángel Cardozo, Wilder Vieira, Federico Carizzo; Diego Churín, Robert Morales. Técnico: Facundo Sava
Fundação: 11 de abril de 1925
Estádio: Hernando Siles (42.000
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
Uma das maiores surpresas do futebol boliviano na atualidade é o Bolívar, que aposta em uma nova formação de jogadores para tentar surpreender os adversários com o técnico Benat San Jose.
A atual temporada do Campeonato Boliviano está no início, mas o Bolívar possui a segunda melhor campanha com 15 pontos em 6 jogos. No entanto, o que mais chama atenção é o saldo de gols +12, o melhor da competição até o momento. Apesar disso, não deve oferecer muita resistência ao Palmeiras.
O brasileiro Gabriel Poveda foi a principal contratação da equipe. O brasileiro de 24 anos é centroavante e possui a definição como melhor característica. No entanto, Poveda é frágil no controle da posse de bola e sofre muitos desarmes, podendo sofrer muitos problemas nesta Libertadores.
GRUPO D
Fundação: 20 de julho de 1902
Estádio: Maracanã (78.838)
Campanha em 2022 na liga: 3º lugar
Sob comando técnico de Fernando Diniz, o Fluminense conseguiu surpreender em 2022 ao fechar o Brasileirão em terceiro lugar, atrás apenas de Palmeiras e Internacional. Mantido no cargo para manter o trabalho, o experiente treinador recebeu reforços importantes como Gabriel Pirani e Marcelo.
No Campeonato Carioca, o tricolor conseguiu atuações expressivas contra Audax (3-0), Portuguesa (3-0), Bangu (5-0) e no segundo jogo semifinal contra o Volta Redonda (7-0). Porém, o Fluminense foi superado taticamente pelo Flamengo no primeiro jogo da final do estadual.
A derrota acabou demonstrando algumas fragilidades no sistema defensivo ao receber lançamentos nas costas. Além disso, o técnico Fernando Diniz foi contestado pelas mudanças executadas e principalmente pela falta de equilíbrio emocional, sendo expulso pela arbitragem.
O Fluminense terá o River Plate em excelente momento como grande adversário pela disputa do primeiro lugar no grupo, mas o Sporting Cristal organizado também é competitivo e oferecerá riscos consideráveis aos adversários
Time-base (4-2-3-1): Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz, Alexander; André, Matheus Martinelli; Jhon Arias, Ganso, Keno; Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz
Fundação: 24 de abril de 1901
Estádio: Monumental (83.214)
Campanha em 2022 na liga: 3º lugar
O River Plate viveu uma transição considerável com a saída do vitorioso e ídolo Marcelo Gallardo no comando técnico da equipe após um terceiro lugar na última temporada, lutando até o fim para buscar uma vaga nessa Conmebol Libertadores.
No entanto, a equipe foi extremamente assertiva ao contratar Martín Demichelis para assumir o seu primeiro trabalho profissional na carreira após dois anos no comando da equipe sub-20 do Bayern de Munique.
Implementando a filosofia do clube bávaro, o River Plate voltou a desempenhar o melhor futebol da Argentina. Isso é refletido na tabela de classificação com 21 pontos conquistados após nove jogos.
Contudo, isso fica ainda mais evidente quando paramos para assistir aos jogos do River, que consegue uma efetividade impressionante no ataque pelos lados, além do bom aproveitamento de finalizações no alvo e ocupação dos espaços na defesa. Mesmo assim, alguns ajustes são necessários como impedir as transições nos corredores e melhor proteção no terço final.
Após passagem negativa pelo Atlético-MG, o meia Nacho Fernández reencontrou o seu melhor futebol no River Plate. O argentino de 33 anos é firme na marcação, forte na criação de jogadas e excelente nos passes decisivos. Outros destaques são Borja e os defensores Emanuel Mammana e González Pírez.
Time-base (3-1-4-2): F.Armani; A.Herrera, J.Maidana, E.Mammana, M.Casco; R.Alliendro, E.Pérez; P.Solari, N.Fernández, J.Paradela; M.Borja. Técnico: Martín Demichelis
Fundação: 12 de dezembro de 1955
Estádio: Alberto Gallardo (20.000)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
Sob comando técnico de Tiago Nunes, o Sporting Cristal conquistou o título do Campeonato Peruano em 2022 com 76 pontos em 35 jogos. A forte campanha de 74 gols marcados (média de 1.9) e média de 56.6% de posse refletem o DNA ofensivo do treinador brasileiro.
No entanto, a consistência defensiva também chama atenção com 15 clean sheets em 2022. Nos playoffs da Libertadores, a falta de pontaria nas 17 finalizações quase impediram a classificação, mas o gol de Irven Ávilla no último lance do jogo garantiu a presença na fase de grupos.
Na atual temporada, o Sporting Cristal segue competitivo com 16 pontos conquistados em oito jogos, ocupando a terceira colocação do Peruano. Diego Otoya, Ignácio e Adrián Ugarriza foram as maiores contratações de uma jovem equipe com média de 23.3 anos de idade.
Time-base (4-3-3): Renato Solís; Jhimar Lora, Ignácio, Gianfranco Chávez, Nilson Loyola; Jesus Castillo, Jesús Pretell, Jostin Alarcón; Yoshimar Yotún, Brenner, Washington Corozo. Técnico: Tiago Nunes
Fundação: 7 de abril de 1908
Estádio: Hernando Siles (42.000)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
Na temporada 2022, a equipe comandada pelo técnico Ismael Rescalvo conquistou o título do Campeonato Boliviano Clausura com 53 pontos, superando por dois pontos o Always Ready, após uma campanha de 16 vitórias, cinco empates e três derrotas.
Atualmente, o Strongest é o líder do Campeonato Boliviano na temporada 2023 com 16 pontos, superando o Bolívar (15), anteriormente citado neste especial. As duas principais referências ofensivas são Enrique Triverio e Junior Arias.
O uruguaio de 29 anos é emprestado pelo Talleres-ARG até o final deste ano, enquanto Enrique Trivierio (34 anos) foi transferido gratuitamente após passagem pelo Huracán. Outro ponto que chama atenção é o técnico, o espanhol Ismael Rescalvo, que teve uma longa passagem pelo Emelec com 146 jogos (70-34-42).
Time-base (4-4-2): G.Viscarra; B.Torrello, G.Castillo, A.Jusinho, Roca Avellaneda; J.Arrascalta, L.Ursino, A.Quiroga, J.Chura; E.Triverio, J.Arias. Técnico: Ismael Rescalvo
GRUPO E
Fundação: 31 de agosto de 1910
Estádio: Neo Química Arena (49.205
Campanha em 2022 na liga: 4º lugar
Considerando todas as equipes brasileiras nesta Conmebol Libertadores, o Corinthians certamente foi a que mais apostou suas fichas ao escolher o analista técnico Fernando Lázaro como técnico após a conturbada saída de Vítor Pereira.
O Timão demonstrou uma campanha instável no Campeonato Paulista e fechou sua participação após derrota na disputa por pênaltis contra o Ituano, em plena Neo Química Arena, nas quartas de final.
Alguns jogadores tiveram melhora no desempenho com o novo treinador, principalmente o lado esquerdo ofensivo com Paulinho e Róger Guedes. Contudo, o desequilíbrio no sistema defensivo causou e a instabilidade coletiva causou problemas e desconfiança na torcida.
Além disso, o Corinthians pegou um grupo difícil com adversários competitivos, principalmente em relação ao promissor Argentinos Juniors e o projeto de jovens do Liverpool-URU, clube que está passando por uma bem sucedida revitalização.
Time-base (4-1-4-1): Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos; Roni; Adson, Giuliano, Paulinho, Róger Guedes; Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro
Fundação: 7 de abril de 1908
Estádio: Hernando Siles (42.000)
Campanha em 2022 na liga: 7º lugar
Mesmo fechando a temporada 2022 em oitavo lugar, o Argentinos Juniors conseguiu arrancar uma vaga na fase de grupos dessa Conmebol Libertadores e oferecerá uma resistência aos adversários.
A equipe comandada pelo técnico Gabriel Milito apresenta boas ideias e qualidade suficiente para se impor ofensivamente diante dos adversários, conseguindo criar chances através de jogadas individuais explorando principalmente os lados. Equilibrado, o sistema defensivo também funciona adequadamente com organização das linhas de três e cinco bem montadas.
Com expectativa de aprimoramento do trabalho, Milito foi mantido para a temporada 2023 do Argentinos Juniors. Na atual temporada, a equipe possui 14 pontos após nove jogos, em 17º lugar.
O principal jogador nesses nove jogos competitivos é o meia Javier Cabrera, uruguaio de 31 anos que constantemente avança no terço final para atuar como ala pelo lado direito. Outro grande destaque é o zagueiro Kevin Mac Allister, excelente na condução defensiva e que também atua como lateral.
Time-base (3-1-4-2): F.Lanzillota; KM.Allister, M.Torrén, L.Villalba; J.Cabrera, F.Domínguez, F.Redondo, F.González, S.Montiel; G.Ávalos, T.Nuss. Técnico: Gabriel Milito
Fundação: 7 de abril de 1908
Estádio: Hernando Siles (42.000)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
O projeto mais bem sucedido do futebol sul-americano neste momento é o Independiente del Valle. Clube formado com intuito de formar jovens para exportar às demais equipes do continente, o Del Valle acabou tornando-se um dos maiores casos de sucesso.
No momento, o clube vive o auge de seu projeto esportivo com as conquistas da Conmebol Sul-Americana diante do São Paulo e com a Recopa Sul-Americana, diante do Flamengo, em pelo Maracanã com recorde de público desde a reabertura do estádio.
A equipe comandada por Martin Anselmi possui clara definição de estilo com muito controle da posse de bola e busca pelos ataques em velocidade pelos lados de campo nas transições ofensivas. No entanto, o treinador também já demonstrou capacidade para variar taticamente.
Moisés Ramírez entrega segurança no gol, enquanto Junior Sornoza é a principal referência no ataque no atual elenco. Mas o jogo passa principalmente na defesa e no meio-campo, com Richard Schunke, Lorenzo Faravelli e Nicolás Previtali. O Del Valle lidera o Equatoriano com 9 pontos após quatro jogos.
Time-base (3-1-4-2): Moisés Ramírez; Mateo Carabajal, Richard Schunke, Augustín García; Matías Fernández, Cristian Pellerano, Lorenzo Faravelli, Beder Caicedo; Junior Sornoza; Lautaro Diaz, Kevin Rodriguez . Técnico: Martin Anselmi
Fundação: 14 de fevereiro de 1915
Estádio: Belvedere (8.500)
Campanha em 2022 na liga: 2º lugar
Inspirando-se no projeto do Independiente del Valle, o Liverpool iniciou na última temporada um longo processo de renovação, focando principalmente em desenvolver jovens talentos. A estratégia levou à equipe para o vice-campeonato uruguaio em 2012 com 74 pontos em 37 jogos.
A principal referência ofensiva da equipe é o meia Alan Medina, que possui contrato até final deste ano. O uruguaio de 24 anos também é presença constante na ponta direita, avançando para a linha ofensiva em diversos momentos. Outro destaque é Fabricio Diaz, meia de 20 anos e uma das maiores revelações do futebol uruguaio no momento.
Diferentemente do estilo mais conservador do Nacional, a equipe comandada por Jorge Bava busca ocupar o campo ofensivo e controlar a posse de bola, incomodando os adversários. Um estilo que deverá oferecer maiores riscos na fase de grupos.
Time-base (4-3-3): Sebastian Britos; Gastón Maritrena, Juan Izquierdo, Gonzalo Perez, Miguel Samudio; Fabricio Diaz, Marcelo Meli, Lucas Lemos; Luciano Rodriguez, Maicol Abrera, Alan Medina. Técnico: Jorge Bava
GRUPO F
Fundação: 2 de abril de 1905
Estádio: La Bombonera (54.000)
Campanha em 2022 na liga: 1º lugar
O Boca Juniors chega credenciado como atual campeão argentino para iniciar a fase de grupos da Conmebol Libertadores. Mesmo assim, a equipe comandada por Mariano Herron segue vivendo um momento de instabilidade.
Jogadores importantes como Agustín Rossi e Carlos Zambrano deixaram o elenco, e as contratações Merentiel, Bruno Valdez e Jan Hurtado ainda não estão surtindo o efeito esperado na equipe, que ocupa apenas a oitava colocação no Campeonato Argentino com 14 pontos, em 9º colocado, após nove jogos disputados.
Herron busca um jogo de passes curtos com o controle da posse de bola e ocupação no campo ofensivo. Chances criadas em jogo aéreo certamente é a principal qualidade desta equipe, além de explorar os espaços nos contra-ataques e roubar a bola no campo defensivo. Porém, os constantes erros individuais dos jogadores e a fragilidade defensiva chamam atenção.
Com isso, Sebastián Villa segue sendo o principal destaque deste Boca Juniors. O colombiano de 26 anos é eficaz na pressão alta, no playmaking e na consistência ofensiva, principalmente na esquerda. A sensação é que o técnico Mariano Herron não consegue executar suas boas ideias com o elenco atual, mas o Boca não deve ter grandes problemas para chegar às oitavas de final.
Time-base (4-4-3): S.Romero; L.Advíncula, B.Valdez, N.Figal, F.Fabra; G.Fernández, A.Varela, J.Ramírez; Ó.Romero, N.Orsini, S.Villa Técnico: Martin Sosa
Fundação: 18 de abril de 1925
Estádio: Monumental David Arellano (47.347)
Campanha em 2022 na liga: Campeão
A equipe comandada pelo técnico Gustavo Quinteros conquistou o Campeonato Chileno em 2022 com diferença considerável (65-52pts) em relação ao vice-campeão Ñublense, equipe que rivalizará com o Flamengo no Grupo A.
Na atualidade, o principal destaque da equipe é o meia Leonardo Gil. Com 31 anos, o chileno renovou até final de 2024 e possui como principais características a criação no setor ofensivo e a boa execução na pressão alta. No entanto, demonstra fragilidade para defender no jogo aéreo.
Em relação ao setor ofensivo, Leandro Borges chama atenção na atual temporada. O atacante de 34 anos consegue cumprir bem o encaixe de marcação, mas possui fragilidade na qualidade do passe. Com média de idade superior à 28 anos, o Colo-Colo é uma das equipes mais experientes desta Conmebol Libertadoes.
Time-base (4-2-3-1): Brayan Cortés; César Fuentes, Matías de los Santos, Ramiro González, Erick Wiemberg; Esteban Pavez, Vicente Pizarro; Marcos Bolados, Leonardo Gil, Fabián Castillo; Leandro Benegas. Técnico: Gustavo Quinteros
Fundação: 18 de abril de 1925
Estádio: Monumental David Arellano (47.347)
Campanha em 2022 na liga: Campeão do Grupo A
A vaga histórica na Conmebol Libertadores foi conquistada depois que o Deportivo Pereira superou Millionarios (11), Santa Fe (9) e Junior (1) no quadrangular final do Campeonato Colombiano Clausura no grupo A.
Entretanto, os comandados de Alejandro Restrepo não fazem uma boa temporada em 2023, com apenas 12 pontos conquistados após 11 jogos no campeonato, ocupando apenas a 12ª colocação.
Ainda assim os adversários precisam prestar atenção em Juan Zuluaga, meio-campista de 29 anos que tem feito boas atuações na atual temporada, além de ocupar também a posição de zagueiro direito.
Time-base (3-1-4-2): Aldair Quintana; Diego Hernández, Geisson Perea, Carlos Ramírez; Jhonny Vásquez; Juan Zuluaga, Johan Bocanegra, Maicol Medina, Jilmer Fory; Arley Rodríguez, Kener Valencia. Técnico: Alejandro Restrepo
Fundação: 22 de setembro de 1987
Estádio: Monumental de Maturín (51.796)
Campanha em 2022 na liga: 3º lugar
Outra surpresa nesta Conmebol Libertadores é a participação do Monagas, equipe venezuelana que fechou a temporada doméstica em terceiro lugar com 48 pontos, atrás de Metropolitanos (53) e Zamora (55).
A equipe comandada pelo técnico Jhonny Ferreira está conseguindo manter o ímpeto competitivo na atual temporada com 14 pontos somados após oito jogos atrás de Deportivo Táchira (16) e Puerto Cabello (24).
Anthony Blondell é o centroavante e principal referência ofensiva da equipe, além das presenças de Abdiel Arroyo e Santiago Herrera. Nesta emana, terá pela frente o Boca Juniors, maior adversário do grupo.
GRUPO G
Fundação: 24 de março de 1908
Estádio: Mineirão (62.000)
Campanha em 2022 na liga: 7º lugar
O Atlético-MG teve uma temporada decepcionante em 2022 e não conseguiu disputar nenhum título na reta final, buscando reorganizar-se para retomar a competitividade na atual temporada.
Sob comando técnico de Antonio Turco Mohammed, o Galo conquistou o título da Supercopa do Brasil e levantou a taça do Campeonato Mineiro. Porém, a equipe não teve o desempenho esperado nos maiores desafios da temporada e optou pelo retorno de Cuca.
Com a expectativa de emular o mesmo desempenho do histórico ano de 2021, o Galo acabou caindo nas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo e também não chegou às finais da Libertadores.
Sob comando do experiente Eduardo Coudet, o Galo conseguiu um novo padrão de jogo, mas ainda não conseguiu atingir uma estabilidade necessária e segue demonstrando dificuldades para construir ofensivamente contra equipes mais retraídas.
Time-base (4-3-3): Éverson; Mariano, Maurício Lemos, Jemerson, Rubens; Matías Zaracho, Otávio, Hyoran; Pavón, Hulk, Paulinho. Técnico: Eduardo Coudet
Fundação: 25 de março de 1924
Estádio: Arena da Baixada (43.000)
Campanha em 2022 na liga: 6º lugar
O Athletico Paranaense chega à semana de estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores como o único brasileiro invicto na atual temporada (considerando equipes do Brasileirão Série A).
Após a aposentadoria de Felipão no comando técnico, o assistente Paulo Turra assumiu o comando para manter o legado do histórico treinador, que levou o Athletico à decisão na última temporada.
O Furacão possui uma longa sequência de nove vitórias invictas, mas a quantidade de gols sofridos em duelos contra equipes limitadas como São Jossense e Cascavel levanta dúvidas na torcida em relação à adversários mais qualificados fora do Campeonato Paranaense.
Time-base (4-3-3): Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno, Pedrinho; Vitor Bueno, Fernandinho, Erick; Christian, Pablo, Terans. Técnico: Paulo Turra
Fundação: 22 de setembro de 1987
Estádio: Monumental de Maturín (51.796)
Campanha em 2022 na liga: 3º lugar
Sob comando técnico de Daniel Oscar Garnero, o Libertad é a melhor equipe paraguaia no momento, para o azar dos brasileiros neste grupo. Em 2022, foi campeão com 57 pontos, sete à frente do vice-campeão Cerro Porteño.
Na atual temporada, o Libertad está na liderança do Apertura com 25 pontos conquistados em 10 jogos, superando Guaraní (19) e Cerro (17), com uma contundente vitória por 4 a 0 no último final de semana.
O meia Lorenzo Melgrarejo foi o artilheiro do Clausura na última temporada com 12 gols e segue como uma das principais ameaças da equipe com 32 anos, posicionando-se também como centroavante. O atacante Óscar Cardozo é o outro destaque, além do interminável Roque Santa Cruz, aos 41 anos de idade.
Time-base (3-1-4-2): MartinSilva; Matías Espinoza, Alexander Barboza, Luis Cardozo, Iván Piris; Diego Gómez, Álvaro Campuzano, Lucas Sanabria, Héctor Villalba; Enso Gonzalez, Óscarer Cardozo. Técnico: Daniel Oscar Garnero
Fundação: 14 de fevereiro de 1901
Estádio: Estadio Alejandro Villanueva (34.000)
Campanha em 2022 na liga: Vice-campeão
Sob comando do técnico peruano Guillermo Salas, o Alianza Lima é no momento a melhor equipe do futebol peruano. Após fechar a campanha de 2022 com o vice-campeonato atrás do Sporting Cristal, o Alianza lidera a atual temporada com 18 pontos após oito jogos.
O principal destaque na atual temporada é o meia Andrés Andrade, colombiano de 34 anos que vive seu melhor momento na equipe desde junho. Andrade também atua como meia de ligação e ponta esquerda.
Outro destaque é o goleiro Ángelo Campos, responsável por evitar gols importantes dos adversários com muitas defesas difíceis. Experiente atacante argentino, Hernán Bacos merece uma atenção especial nesta Libertadores, além dos jovens Óscar pinto e Juan Carlos Goicochea.
Time-base (4-4-2): Franco Saravia; Edinson Chavez, Pablo Míguez, Yordi Vilchez, Santiago García; Gabriel Costa, Josepmir Ballón, Andrés Andrade, Pablo Lavandeira; Jairo Concha, Pablo Sabbag. Técnico: Guillermo Salas
GRUPO H
Fundação: 6 de março de 1947
Estádio: Atanasio Girardot (44.739)
Campanha em 2022 na liga: Campeão (Apertura)
Com bastante aceitação da torcida, o técnico brasileiro Paulo Autuori está conseguindo engatar um trabalho histórico no Atlético Nacional, com o título do Apertura. Cabe ressaltar que o Colombiano possui dois campeonatos em uma mesma temporada, não havendo uma superfinal.
A definição das vagas ocorre através dos títulos e tabela conjunta, onde o Atlético Nacional somou 81 pontos e fechou em quarto lugar, garantindo a classificação à Libertadores graças ao título inicial.
Na atual temporada, o melhor jogador até o momento é o meia Dorlan Pabón, colombiano de 35 anos que se destaca principalmente pela versatilidade na criação de jogadas, o chamado playmaker. O atacante atua principalmente no lado direito. No coletivo, a equipe soma 18 pontos após 11 jogos, em quinto lugar.
Time-base (4-2-3-1): Kevin Mier; Andrés Román, Christian Castro, Cristián Zapata, Danovis Banguero ;Sebastian Gomez, Nelson Deossa; Dorlan Pabón, Jhon Solis, Jader; Jefferson Duque. Técnico: Paulo Autuori
Fundação: 24 de julho de 1902
Estádio: Tigo Manuel Ferreira (22.000
Paulo Autuori não terá uma tarefa complicada nesta fase de grupos da Libertadores devido à qualidade dos rivais. O principal adversário será o tradicional Olimpia, treinado pelo experiente técnico Diego Aguirre.
Na atual temporada, a equipe possui 16 pontos após dez jogos disputados, ocupando a quarta colocação no Campeonato Paraguaio, atrás de Cerro Porteño (17), Guaraní (19) e Libertad (25).
Facundo Bruera, Derlis González, Guilhermo Paiva e Brian Motenegro são as principais referências no ataque, enquanto o uruguaio Alejandro Silva destaca-se no meio-campo dando experiência. Na defesa, a nova contratação Facundo Zabala é novidade, além dos paraguaios Luis Felipe Zárate e Saúl Salcedo.
Time-base (4-4-2): Gastón Oliveira; Victor Salazar, Luis Felipe Zárate, Mateo Gamarra, Iván Torres; Fernando Cardozo, Marcos Gómez, Richard Ortiz, Hugo Fernández; Brian Montenegro, Derlis González. Técnico: Diego Aguirre
Fundação: 7 de abril de 1908
Estádio: Hernando Siles (42.000)
A grande surpresa do futebol argentino nesta Conmebol Libertadores é a presença do modesto Patronato, que superou o Boca Juniors na grande decisão da Copa Argentina e garantiu a sua vaga para a sua primeira competição continental de maior nível.
O técnico Walter Otta seguiu no comando técnico da equipe que possui como maior destaque o meia Juan Barinaga, argentino de 22 anos que jogou 11 partidas na última temporada. Outro destaque é o goleiro Julio Salvá, argentino de 35 anos com boas defesas no Campeonato Argentino 2ª Divisão.
Time-base (4-1-3-2): Julio Salvá; Matías Ruiz Díaz, Cristian González, Lucas Krupszky, Facundo Cobos; Nicolás Domingo; Juan Barinaga, Damián Arce, Jorge Váldez; Mateo Levato, Juan Cruz Esquivel. Técnico: Walter Otta
Fundação: 24 de março de 1915
Estádio: Estadio de la UNSA (60.000)
Campanha em 2022 na liga: 3º lugar
Com 74 pontos conquistados na última temporada, o Melgar chega com força após desbancar outros nomes mais tradicionais do futebol equatoriano, sob comando técnico do argentino Mariano Soso.
No entanto, nomes importantes do elenco como Kevin Quevedo, Martín Pérez e Johnny Vidales deixaram a equipe na última janela de transferências, enfraquecendo o elenco. O Melgar possui apenas 3 pontos em sete jogos, na antepenúltima colocação (17º) do campeonato local.
Nenhum jogador está conseguindo obter grandes atuações nesta temporada, com exceções para os goleiros Ricardo Farro e Carlos Cáceda, evitando uma situação ainda pior. No ataque, Luis Iberico é a maior esperança de gols, graças à inteligência no posicionamento no terço final na ponta esquerda e também como centroavante.
Time-base (4-3-3): Ricardo Ferro; Alejandro Ramos, Alec Deneum-ostier, Leonel Galeano, Sebastien Cavero; Alexis Arias, Horacio Orzan, Tomás Martínez; Christian Bordachar, Bernardo Cuesta, Luis Iberico. Técnico: Mariano Soso.
Calendário dos brasileiros na Libertadores
FLAMENGO
- 05/04, às 19h: Aucas x Flamengo — Transmissão: ESPN e Star+
- 19/04, às 21h30: Flamengo x Nublense — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
- 04/05, às 19h: Racing x Flamengo — Transmissão: ESPN e Star+
- 24/05, às 19h: Nublense x Flamengo — Transmissão: Globo e Paramount+
- 08/06, às 21h: Flamengo x Racing– Transmissão: ESPN e Star+
- 28/06, às 21h30: Flamengo x Aucas — Transmissão: Globo e Paramount+
PALMEIRAS
- 05/04, às 21h30: Bolívar x Palmeiras — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
- 20/04, às 21h: Palmeiras x Cerro Porteño — Transmissão: ESPN e Star+
- 03/05, às 21h30: Barcelona x Palmeiras — Transmissão: Globo e Paramount+
- 25/05, às 21h: Cerro Porteño x Palmeiras — Transmissão: ESPN e Star+
- 07/06, às 21h30: Palmeiras x Barcelona — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
- 29/06, às 21h: Palmeiras x Bolívar — Transmissão: ESPN e Star+
CORINTHIANS
- 06/04, às 19h: Liverpool x Corinthians — Transmissão: Paramount+
- 19/04, às 21h30: Corinthians x Argentino Juniors — Transmissão: Globo e Paramount+
- 02/05, às 21h: Corinthians x Independiente Del Valle — Transmissão: Paramount+
- 24/05, às 21h30: Argentinos Juniors x Corinthians — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
- 08/06, às 19h: Independiente Del Valle x Corinthians — Transmissão: Paramount+
- 28/06, às 21h: Corinthians x Liverpool — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
ATLÉTICO-MG
- 06/04, às 19h: Atlético-MG x Libertad — Transmissão: ESPN e Star+
- 18/04, às 21h : Athletico-PR x Atlético-MG — Transmissão: ESPN e Star+
- 03/05, às 21h30: Atlético-MG x Alianza Lima — Transmissão: Globo, ESPN e Star+
- 23/05, às 19h: Atlético-MG x Athletico-PR — Transmissão: Paramount+
- 06/06, às 21h : Alianza Lima x Atlético-MG — Transmissão: ESPN e Star+
- 27/06, às 19h : Libertad x Atlético-MG — Transmissão: ESPN e Star+
FLUMINENSE
- 05/04, às 21h30: Sporting Cristal x Fluminense — Transmissão: Globo e Paramount+
- 18/04, às 19h: Fluminense x The Strongest — Transmissão: Paramount+
- 02/05, às 21h: Fluminense x River Plate — Transmissão: ESPN e Star+
- 25/05, às 19h: The Strongest x Fluminense — Transmissão: ESPN e Star+
- 07/06, às 21h30: River Plate x Fluminense — Transmissão: Globo e Paramount+
- 27/06, às 21h: Fluminense x Sporting Cristal — Transmissão: Paramount+
INTERNACIONAL
- 04/04, às 21h: Independiente Medellín x Internacional — Transmissão: Paramount+
- 18/04, às 19h: Internacional x Metropolitanos — Transmissão: Paramount+
- 03/05, às 19h: Internacional x Nacional — Transmissão: Paramount+
- 25/05, às 21h: Metropolitanos x Internacional — Transmissão: Paramount+
- 07/06, às 19h: Nacional x Internacional — Transmissão: Paramount+
- 28/06, às 19h: Internacional x Independiente Medellín — Transmissão: Paramount+
ATHLETICO
- 04/04, às 19h: Alianza Lima x Athletico-PR — Transmissão: ESPN e Star+
- 18/04, às 21h : Athletico-PR x Atlético-MG — Transmissão: ESPN e Star+
- 04/05, às 21h: Libertad x Athletico-PR — Transmissão: ESPN e Star+
- 23/05, às 19h: Atlético-MG x Athletico-PR — Transmissão: Paramount+
- 06/06, às 19h: Athletico-PR x Libertad — Transmissão: ESPN e Star+
- 27/06, às 19h: Athletico-PR x Alianza Lima — Transmissão: ESPN e Star+