Grêmio vence Santos no encerramento da 1ª rodada do Brasileirão
Tricolor obteve vitória diante do Santos em seu retorno ao Brasileirão Série A; Suárez desperdiçou pênalti no segundo tempo
GRE | 1-0 | SAN |
---|
No encerramento da 1ª rodada do Brasileirão Série A neste domingo (16), o Grêmio venceu o Santos no Alfredo Jaconi.
A equipe comandada por Renato Gaúcho abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo com João Pedro. Logo no início da etapa complementar, Suárez desperdiçou pênalti e evitou uma situação mais tranquila.
O Santos tentou buscar o gol na reta final com a entrada de Bruno Mezenga, mas Sotelndo tomou dois cartões amarelos e acabou sendo expulso na reta final.
Grêmio teve mais iniciativa ofensiva no 1º tempo
Os minutos iniciais de jogo demonstraram uma situação de ataque contra defesa. O Grêmio teve a iniciativa ofensiva com todos os jogadores no campo ofensivo, mas o Santos resistiu ao ímpeto adversário com linhas compactas e bem organizadas.
No único momento em que o Grêmio encontrou espaços no terço final do campo, Cristaldo aproveitou liberdade na meia-lua e finalizou com perigo, mas João Paulo fez boa defesa para evitar o gol.
Com dificuldade para encontrar espaços no terço final, a equipe de Renato Gaúcho resolveu concentrar as ações ofensivas em cima de Camacho, volante que recebeu cartão amarelo nos primeiros minutos e deixou o Santos em uma situação delicada.
Aos 28′, Soteldo retornou aos gramados para substituir Lucas Barbosa, lesionado. Com isso, o Santos ganhou maior velocidade no ataque e ensaiou uma pressão, mas abriu espaços nas transições defensivas. A desorganização das linhas na reta final do primeiro tempo foi decisiva para o gol do Grêmio.
Eduardo Bauermann cortou parcialmente o cruzamento de Diego Barbosa e o lateral João Pedro aproveitou para avançar pela direita e contar com a falta de iniciativa de Soteldo em acompanhar a jogada, tendo espaço suficiente na direita para finalizar de fora da área e vencer o goleiro João Paulo.
Suárez isola pênalti, mas Santos tem Soteldo expulso
Após um intervalo marcado por briga nas arquibancadas do Alfredo Jaconi entre as duas torcidas, o Grêmio teve excelente oportunidade de ampliar o placar com apenas oito minutos do segundo tempo devido à uma revisão do VAR.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado pelo árbitro de vídeo e marcou pênalti a favor da equipe gremista após pisão de Messias em cima de Cristaldo dentro da grande área. Com enorme expectativa, Luis Suárez partiu para a cobrança penal, mas acabou isolando a finalização ao tentar buscar o canto esquerdo. O uruguaio possui três pênaltis perdidos em quatro cobranças na atual temporada.
Mesmo com a oportunidade desperdiçada, o Grêmio seguiu melhor na partida. A única grande oportunidade do Santos veio apenas aos 35′ depois que Kannemann cometeu falta na entrada da área. Porém, Lucas Lima isolou a cobrança após tentativa mal sucedida de jogada ensaiada envolvendo Marcos Leonardo.
Logo na sequência, a equipe de Renato Gaúcho quase ampliou no chute cruzado de Zinho, parando em bela defesa de Marcos Paulo no canto esquerdo. Diante deste cenário, Odair Hellmann promoveu a entrada do artilheiro Bruno Mezenga na reta final, mas Soteldo tomou dois cartões amarelos em três minutos e foi expulso aos 41′.
Nos acréscimos, o Grêmio novamente chegou perto do gol em bela jogada. Nathan deixou dois marcadores para trás no meio-campo e deu um tapa na direita onde Luis Suárez recebeu com espaço para bater cruzado, mas João Paulo defendeu com a ponta dos dedos e evitou o primeiro gol do uruguaio no Brasileirão. Na sequência, Suárez recebeu na grande área e bateu para fora, por cima do gol.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1-0 SANTOS
Data: 16/04/2023, 18:30
Estádio: Alfredo Jaconi
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha
VAR: Rodolpho Toski Marques
Gols: 1T 44′ João Padro (GRE)
Cartão vermelho: 2T 41′ Soteldo (SAN)
Substituições – GRE: Thomas Luciano (J.Pedro); Darlan (Vina); Nathan (Cristaldo); André (Zinho)
Substituições – SAN: Soteldo (L.Barbosa); R.Fernández (Camacho); Ângelo (Daniel Ruiz); Bruno Mezenga (Dodi); Miguelito (Lucas Lima)
Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Zinho, Cristaldo e Vina; Luis Suárez (Técnico: Renato Gaúcho)
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Dodi, Lucas Lima e Daniel Ruiz; Marcos Leonardo e Lucas Barbosa. (Técnico: Odair Hellmann)