Fora da Globo há quase quatro anos, o jornalista Ivan Moré utilizou as redes sociais para se posicionar acerca do processo de demissão em massa que sua antiga empregadora tem promovido no mercado jornalístico nas últimas semanas.
No post feito no Instagram, Ivan, que acionou a emissora carioca na Justiça por ações trabalhistas, disse não ter ficado surpreso com a movimentação da Globo, e enfatizou a preocupação com aspecto emocional dos profissionais demitidos e toda a dificuldade de se recolocar no mercado.
“Nos últimos dias NÃO fui surpreendido com a notícia de que dezenas de ex-companheiros de trabalho foram demitidos da Globo. É um movimento natural e sem volta. Mas e agora como fica a VIDA de quem se dedicou por uma VIDA para uma grande corporação e (de surpresa) é dispensado como um produto, mercadoria que já não serve mais e perdeu o valor?”, iniciou Ivan Moré.
“A grande maioria perde o chão. E vou ser sincero: boa parte dos que saíram jamais atingirão o mesmo sucesso que tiveram na tv, aqui fora da tv. Não pela falta de talento mas pela complexidade da migração do off para o on line. Há quase 4 anos, passei por isso: é f***!”, analisou o ex-jornalista da Globo, fazendo questão de ligar o alerta para estes profissionais.
“Aqui fora” não adianta querer replicar ou reproduzir os conteúdos que fazíamos lá pq NÃO FUNCIONA.
A linguagem, a maneira de produzir, o timing, os assuntos, a narrativa, o engajamento com o público, a frequência, o ritmo de produção, tudo muda!”, destacou Ivan Moré, destacando que não teve ninguém que o ajudasse neste aspecto na saída da Globo.
MAIS DEMISSÕES NA GLOBO?
De acordo com informações do jornalista Thiago Asmar, da Jovem Pan, a Globo deve comunicar mais desligamentos nos próximos dias no departamento esportivo, que impactará diretamente repórteres e narradores. A emissora também promoverá corte salariais de alguns profissionais contratados.