Ainda que por poucos minutos, Gabriel Menino foi a campo na última quarta (26), em partida do Palmeiras contra o Tombense, pela Copa do Brasil. Ao entrar no jogo, o jovem volante chegou a marca de 22 partidas disputadas em 2023, sendo que agora são 19 em sequência.
Nesta temporada, Gabriel Menino só foi poupado do jogo do Palmeiras contra o Ituano, em janeiro, ainda pelo Paulistão. A presença constante em campo é um sinal da recuperação do prestígio do volante junto ao técnico Abel Ferreira, que teve períodos sem contar com Menino. No entanto, a partir de julho de 2022, Gabriel Menino passou a ser mais utilizado por Abel e soma 48 jogos entre os os 53 disputados nesse período.
Em 2023, o volante recuperou de vez seu espaço e tem sido um dos destaques da equipe, ao contribuir com uma assistência e seis gols marcados, o que faz dele um dos artilheiros do Verdão em 2023, ao lado de Rony. Além disso, Menino foi decisivo nas duas conquistas do Palmeiras na atual temporada, Supercopa do Brasil e Paulistão, pois balançou as redes duas vezes em ambos os títulos.
Gabriel Menino entrou no final do jogo do Palmeiras contra o Tombense e deve ser opção para dérbi
Assim como na maioria das partidas do Verdão em 2023, o jovem volante foi a campo na classificação contra os mineiros na Copa do Brasil. Gabriel Menino ficou entre os reservas durante boa parte do jogo, mas substituiu Richard Ríos aos 33 minutos da segunda etapa.
Após a vaga garantida na próxima fase do torneio nacional, Menino e o elenco do Palmeiras se preparam para um novo desafio. Neste sábado (29), às 18h30 (de Brasília), o Verdão recebe o Corinthians, no Allianz Parque. O clássico será válido pela terceira rodada do Brasileirão e pode representar uma ultrapassagem entre rivais. O Palmeiras é o quarto colocado no campeonato, com quatro pontos em dois jogos. Já o Corinthians está na décima quarta posição, somando três pontos em duas partidas.