Fórmula 1 pode ter alterações no calendário devido ao Ramadan
Categoria busca alternativas para contemplar muçulmanos; mês sagrado terá o seu início em março de 2024
Com grande expansão no Oriente Médio, a Fórmula 1 analisa possíveis alterações em seu calendário devido ao Ramandan, o mês sagrado dos muçulmanos. Segundo o portal “Grandprix.com”, a medida poderá estar disponível na próxima temporada.
O jejum islâmico terá o seu início por volta do dia 10 de março. Desta forma, especula-se a antecipação em uma semana para o evento na Arábia Saudita. Vale lembrar que a Liberty Media também analisa possíveis alterações nos testes de invernos, que estão agendados para acontecer no Bahrain.
Outra prova que poderá sofrer alterações é o Grande Prêmio do Japão, que costuma ser realizado no final da temporada. Segundo a publicação, a corrida em Suzuka poderia substituir os eventos de março no Oriente Médio.
“O Ramadan é um evento importante para muitas pessoas, então é compreensível que a Fórmula 1 esteja considerando ajustar seu calendário para garantir que não entre em conflito com o mês”, comentou um porta voz.
“Estamos sempre procurando maneiras de melhorar nosso calendário e proporcionar a melhor experiência possível para todos os envolvidos, e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para alcançar isso”, finalizou.
A possível transferência no calendário representa uma maior inclusão do esporte, o que inclui o combate ao preconceito religioso e incentivo às práticas culturais de cada região.
A Fórmula 1 retornará às pistas no próximo dia 30 de abril, quando será realizado o Grande Prêmio do Arzeibajião, no circuito de Baku. A prova contará com a transmissão da TV Bandeirantes, a partir das 8h (de Brasília).