Não foi nesta terça-feira que o atacante Henrique Dourado, 19ª contratação do Cruzeiro em 2023, fez a sua reestreia com a camisa celeste. Momentos antes de a bola rolar contra o Náutico, na Arena Independência, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, o jogador foi retirado da lista dos relacionados após recebimento de notificação da Federação Chinesa de Futebol sobre punição.
Por maneira preventiva, o Cruzeiro tomou a decisão em desconvocá-lo e substituí-lo pelo meia Daniel Jr. O clube aguarda retorno formal da FIFA, informando se a medida se aplica em âmbito global ou somente na China.
Henrique Dourado foi expulso em sua última partida pelo Henan Jianye, em 21 de agosto do ano passado, pela Superliga. O seu time perdia por 2 a 0 para o Wuhan River, quando ele deu forte esbarrão propositalmente no árbitro Ning Ma, que o aplicou o cartão vermelho diretamente.
Dourado foi responsável pela maior punição já imposta pela Federação Chinesa a um atleta. Ele foi suspenso por um ano de torneios locais e ainda recebeu multa de 200 mil yuans (cerca de R$ 148 mil).