Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Cruzeiro domina, bate o Grêmio e vence primeira em volta à Série A

Cruzeiro domina, bate o Grêmio e vence primeira em volta à Série A

Gol da vitória da Raposa sobre o Tricolor foi marcado por Bruno Rodrigues no segundo tempo, em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão

Por Marco Maciel em 22/04/2023 22:59 - Atualizado há 10 meses

THOMÁS SANTOS/STAFF IMAGES/CRUZEIRO

Na volta de dois gigantes à elite do futebol brasileiro, o Cruzeiro levou a melhor. Assim, o Cabuloso derrotou o Grêmio por 1 a 0, com gol marcado por Bruno Rodrigues no segundo tempo. A partida aconteceu neste sábado (22), na Arena Independência, válida pela 2ª rodada do Brasileirão Série A. Com o resultado, o Cabuloso obteve sua primeira vitória no campeonato, indo para três pontos. Já o Grêmio foi derrotado pela primeira vez, ficando com a mesma pontuação da Raposa.

O Cruzeiro voltou a jogar um Brasileirão Série A diante de sua torcida depois de três anos, sob os olhares de Ronaldo Nazário. Enquanto Pepa veio com Nikão no lugar de Wesley, Renato Gaúcho surpreendeu escalando Gabriel Grando no gol ao invés de Adriel. A razão foi uma entrevista concedida pelo goleiro, sem a autorização da direção e da comissão técnica, em que deu detalhes sobre o posicionamento da defesa do Grêmio.

Suárez quase fez golaço no começo da partida

A primeira chance clara de gol foi de Luís Suárez, logo no primeiro minuto de jogo. Sem ângulo, quase da linha de fundo, o uruguaio arrematou para defesa de Rafael Cabral. Posteriormente, o Cruzeiro passaria a ter mais posse de bola no campo ofensivo, mas sem ameaçar Gabriel Grando num primeiro momento. Pelo lado dos visitantes, Nathan chegou a ter liberdade para arrematar, mas não pegou com força, facilitando o trabalho do arqueiro cruzeirense.

O goleiro gremista apareceria com mais frequência a partir dos 27 minutos, defendendo uma cabeçada de Gilberto na pequena área e, na sequência, espalmando um chute perigoso de Bruno Rodrigues. O Cruzeiro teria outra grande oportunidade, com Richard ganhando mais uma pelo alto em escanteio e a bola passando na frente de Bruno Rodrigues na segunda trave.

Surpresa na escalação, Gabriel Grando salvou o Grêmio em vários lances

Gabriel Grando brilharia mais uma vez ao defender espetacularmente um chute de Bruno Rodrigues, logo após grande jogada de William pela direita. Na sequência, Mateus Vital seria desarmado por João Pedro na frente do goleiro gremista, no momento do chute. No final do primeiro tempo, Vina arriscou de fora da área e Rafael Cabral encaixou. A última oportunidade da etapa inicial foi de Mateus Vital, que chutou à direita de Gabriel Grando, o destaque dos primeiros 45 minutos.

O goleiro do Grêmio continuaria se destacando no segundo tempo. Aos dois minutos, Grando defendeu um tiro à queima-roupa de Richard, com Mateus Vital desperdiçando o rebote ao chutar em cima de Bitello. O Cruzeiro seguiu pressionando a defesa do Grêmio. Enquanto isso, um nervoso Luís Suárez reclamava acintosamente com a arbitragem no ataque gremista, recebendo cartão amarelo. Posteriormente, simularia um pênalti, escapando da expulsão.

Pressão do Cruzeiro até sair o gol

O Cruzeiro seguia melhor no jogo. Na marca do pênalti, Gilberto perderia uma grande chance frontal à meta de Gabriel Grando. O Cabuloso não deixava o Grêmio respirar. Na sequência, Ramiro chutou na rede pelo lado de fora. O gol sairia aos 18 minutos. Logo após cobrança de escanteio de Filipe Machado, Bruno Rodrigues, livre de marcação, chutou de primeira, não pegando tão em cheio. Mas a bola quicou no gramado e criou efeito, entrando no canto esquerdo.

Em desvantagem no placar, o Grêmio foi para cima. Então, Rafael Cabral buscou um difícil chute de Cristaldo no ângulo esquerdo. O goleiro cruzeirense faria outra uma grande defesa após chance criada por Luís Suárez. Logo após dar rebote em chute do uruguaio, Cristaldo pegou fraco e o arqueiro conseguiu impedir o empate tricolor. O Cruzeiro responderia, obrigando Gabriel Grando a mais uma grande defesa, em tiro de Mateus Vital. Rafael Cabral voltaria a aparecer ao encaixar chute de Bitello.

Nos minutos finais, o Grêmio seguiu na base do abafa em busca do empate, com Renato Gaúcho empilhando atacantes. André Henrique teria uma chance, de cabeça, com a bola raspando o poste direito de Rafael Cabral. Lucas Oliveira ainda foi expulso, ao cometer falta nos acréscimos, levando o segundo amarelo. Mas não dava tempo para mais nada. Desse modo, o Cruzeiro enfim obteve, diante de um grande adversário, a sua primeira vitória como mandante em 2023.

Ficha técnica de Cruzeiro 1 x 0 Grêmio

Cruzeiro: Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Walisson); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa.

Grêmio: Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Galdino), Nathan (Zinho), Bitello, Cristaldo (Gustavinho) e Vina (André Henrique); Luís Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

2ª rodada do Brasileirão Série A
Data: 22 de abril de 2023
Local: Arena Independência (Belo Horizonte)
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (GO).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gol: Bruno Rodrigues, aos 18 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramiro, Gilberto, Richard, Lucas Oliveira e Marlon (Cruzeiro), Luís Suárez (Grêmio)
Cartão vermelho: Lucas Oliveira
Público: 21.605

Sair da versão mobile