Campanha na web pede inclusão da palavra Pelé nos dicionários; saiba mais
Iniciativa tem como objetivo transformar o nome, pelo qual o Rei do Futebol se eternizou, em verbete que significaria "o maior de todos"
Pelé se tornou tão singular entre os mortais que o nome de guerra de Edson Arantes do Nascimento se tornou adjetivo. Dessa forma, é costume se referir a alguém que é o maior de todos como o “Pelé” da modalidade. Por exemplo, Michael Jordan é o “Pelé do basquete”. Ou Ayrton Senna seria o “Pelé do automobilismo. Quando sai um gol de placa, sempre se diz que o jogador fez “um gol de Pelé”.
Desse modo, o apelido do maior atleta de todos os tempos sempre é considerado sinônimo de perfeição. Então, uma iniciativa foi criada para que a palavra não seja somente uma denominação do melhor jogador da história do futebol. A intenção é que “Pelé” deixe de ser uma gíria para se tornar também, oficialmente, um adjetivo. Um verbete da língua portuguesa.
A campanha Pelé no Dicionário foi formalizada a partir do dia 14 de abril, através do Santos, da Fundação Pelé e da Memorabília do Esporte, com divulgação do SporTV. Então, a emissora costuma exibir, durante os jogos do Brasileirão Série A e Série B, o comercial que incentiva os torcedores a participarem do abaixo-assinado no site oficial da iniciativa. Além disso, sempre o Rei do Futebol é mencionado nas transmissões do canal, no minuto 10 do primeiro e do segundo tempo dos jogos.
Objetivo é sensibilizar as editoras dos dicionários a incluírem o novo verbete “Pelé”
Dessa forma, a ideia é que sejam coletadas cerca de 100 mil assinaturas em www.pelenodicionario.com.br, a fim de convencer as editoras que publicam os dicionários a inserirem a nova palavra. Conforme o site, há cinco razões para definir “o que é ser Pelé”. “1. Maior que todos os outros. 2. Referência de grandeza. 3. Inigualável. 4. Sinônimo de excelência. 5. Único”, enumerou a página.
Além disso, o site fornece outros motivos que justificam a campanha para Pelé virar verbete no dicionário. A campanha afirma que o eterno camisa 10 foi o maior de todos, maior brasileiro de todos os tempos, uma lenda, recordista de gols e títulos, responsável por parar uma guerra na África, e possuir medalhas e títulos além do futebol.
Pelé morreu aos 82 anos, no último dia 29 de dezembro. Nesta temporada, o Rei do Futebol vem sendo homenageado nos jogos do Brasileirão e também na Libertadores e Copa Sul-Americana, com um minuto de silêncio antes da bola rolar.