O Santos está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil 2023. Depois da boa vantagem imposta no primeiro confronto, a equipe voltou a vencer o Botafogo-SP na noite dessa quarta-feira (26), no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos/SP. Messias marcou o gol do triunfo por 1 a 0, que confirmou o avanço da equipe treinada por Odair Hellmann.
A grande novidade ocorreu nas arquibancadas. Inicialmente punido com portões fechados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela invasão de campo da própria Vila nas oitavas da mesma competição na edição de 2022, quando foi eliminado pelo Corinthians, o Peixe conseguiu recurso para permitir a entrada de mulheres, crianças e pessoas com deficiência. O técnico destacou a presença do público diferenciado a participação no duelo contra o time de Ribeirão Preto.
“Agradecer a mulheres e crianças que vieram. Fizeram a diferença, com certeza, e deram um brilho todo diferente. Essa vitória é para todos, claro, mas é especial para quem esteve presente aqui e conseguiu motivar esses jogadores.”
Odair elogia defesa e destaca melhora no ataque
Odair também avaliou o desempenho de sua equipe. No âmbito ofensivo, o treinador lamentou o fato de não conseguir fazer mais gols e reconheceu que o ataque precisa melhorar para que as vitórias sejam conquistadas na sequência da temporada, mas enfatizou a boa fase no aspecto defensivo, com apenas um tento sofrido nos últimos sete jogos.
“Temos que corrigir, conversar e melhorar. Precisamos fazer uma avaliação sobre o jogo e outra sobre a sequência. Tivemos Soteldo, Stiven Mendoza de volta, Alison pela primeira vez. Por isso, demos importância para a recuperação. Tínhamos o resultado, mas queríamos vencer. Estamos com um gol sofrido em sete jogos. Um jogo difícil, competitivo, a motivação e a competição do jogo contra o Atlético-MG, três dias depois tivemos esse jogo aqui. Trabalha para não oscilar. Precisamos evoluir na parte ofensiva para nos tornarmos um time mais equilibrado e mais forte.”
Estando bem, que mal tem?
Questionado na entrevista coletiva sobre os motivos de ter usado a equipe titular, mesmo com a vantagem confortável adquirida no primeiro confronto contra o Botafogo e com um calendário cheio de jogos por Copa do Brasil, Brasileiro e Copa Sul-Americana, Odair usou o Flamengo de 2019, à época comandado por Jorge Jesus, para destacar que os que estiverem em boas condições físicas nos dias dos jogos serão relacionados.
“O próximo jogo é sempre o mais importante. Conversamos com o departamento médico, temos a nossa estrutura e estamos visualizando a situação de todos. O Flamengo jogou com todos em 2019 e ganhou tudo. Por isso, a importância da alimentação e do sono. Fazemos avaliação até no dia do jogo, posso mudar o time no dia do jogo. Se estiver bem, vai quem está bem. Sempre vamos avaliar bem para vermos quem está melhor para entrar em campo.”
O adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil será definido em sorteio a ser realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro/RJ, ainda sem data e horários definidos. O Santos irá entrar em campo às 18h30 do próximo sábado (29), quando terá o América-MG pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2023, novamente na Vila Belmiro.